» Hobby » Esportes » Como fazer jogadas de efeito em bilhar

Como fazer jogadas de efeito em bilhar

Galeria
Como fazer jogadas de efeito em bilhar

Quem é que nunca experimentou fazer jogadas de efeito no bilhar para impressionar os amigos? Todos, pois claro. Jogadas de efeito não são apenas usadas com os amigos, são também jogadas bastante utilizadas por profissionais para ganharem vantagem em suas partidas.

Estas bonitas jogadas permitem ao jogador efetuar lances mais difíceis, como por exemplo acertar numa bola a partir de um ângulo muito apertado. Apesar de ser uma jogada fantástica, nem todos a conseguem realizar e demora algum tempo até ser aperfeiçoada.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Material geral de bilhar
  1. 1

    É recomendável efetuar as jogadas de efeito apenas em lances de ângulo apertado e não quando a jogada é mais fácil, pois devem sempre preservar seus trunfos durante o jogo. É esse cenário que necessitam de imaginar neste momento, um lance em que a bola que pretendem acertar é quase impossível e tem pelo menos duas bolas tapando essa mesma bola.

    Antes de fazer qualquer movimento, devem fazer uns pequenos cálculos rápidos de cabeça. Não se preocupem, não é matemática complicada. É apenas para verificarem ligeiramente o ângulo em que pretendem lançar a bola.

  2. 2

    Assim que tiverem uma idéia válida do ângulo que a bola irá percorrer, podem começar a preparar a jogada com efeito. Vejam o lado para que vão lançar a bola branca, esquerdo ou direito. É importante dizer isto pois para fazer o efeito não poderão acertar na bola diretamente de frente, terão que "raspar" num dos "lados" da bola.

    Imaginem que é para a direita. Então o movimento que devem fazer é acertar no lado direito da bola e raspar ligeiramente para ela ganhar o efeito. É um movimento muito difícil que necessita de prática.

  3. 3

    Agora que já conseguem dar um certo efeito à bola, podem determinar sua velocidade. A distância é um fator importante no bilhar e que tem que ser corretamente medido. Para isso calculem a velocidade que querem dar à bola e façam o movimento anterior adicionando a velocidade pretendida à bola. Existe também o fator de quantas bolas estão tapando aquela que você pretende acertar. É aí que terá que intesificar tanto a tacada como o efeito nela inserida.

    Se estes dois movimentos correrem bem, então estarão no bom caminho para melhorarem o efeito no bilhar e realizar jogadas quase impossíveis.

Comentários
blog comments powered by Disqus