» Alimentos » Receitas » Como fazer jogo americano

Como fazer jogo americano

Galeria
Como fazer jogo americano

Ele é prático e decorativo, dá aquele charme extra à mesa posta estamos falando do jogo americano, que pode ser feito em diversos estilos e materiais e técnicas de artesanato e o melhor de tudo: é muito fácil de fazer. Descubra aqui como fazer jogo americano, aproveite as sugestões e passo a passo a seguir, escolha um modelo e faça o seu ou para vender.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 40 cm de tecido de lona
  • Máquina de costura zig zag
  • Linha de uma das cores da chita
  • 60 cm de tecido de chita
  • Termolina (encontrado em papelarias ou lojas de artigos para artesanatos)
  1. 1

    Jogo americano é uma toalhinha geralmente 60X40 para ser usada sob o prato nas refeições. Podem ser feitos com material reciclável, como jornal velho, em tecido na forma de fuxico, patchwork, matelassê ou simples, em crochê e várias outras técnicas e materiais. Aprenda agora a fazer um jogo americano de tecido com aplicação de flor, seu estilo é tropical, fica muito bem em almoços ou jantares ao ar livre no verão.

    O tecido indicado é a lona fina, facilmente encontrado em lojas de artigos para artesanato, também conhecida como lonita ou como vamos chamá-lo aqui, tecido de tona.
    Molhe o tecido de lona, seque e passe com ferro quente. A pré lavagem é importante pois o tecido tende a encolher na primeira lavagem.

    Corte flores no tecido de chita. Em seguida passe termolina com o auxílio de um pincel por toda extensão da flor.
    Pendure com prendedor de roupas em um varal por uns 5 minutos ou até que fique levemente seco.

  2. 2

    Prepare também o viés, se preferir simplificar o trabalho, compre viés largo pronto, mas se quiser um acabamento combinando com o bordado, corte tiras de 2 cm de largura, preferencialmente cortado em viés, ou seja, na transversal do tecido chita.

    Hora do bordado: Coloque a flor com termolina quase seca no local que deseja aplicar, coloque um pano de algodão seco em cima e passe com ferro quente. Prenda a flor ao tecido de lona com zig zag bem fechado, deixando uma aparência de bordado.

    É hora do viés: Encaixe e prenda-o com alfinete ou agulha na beirada do jogo americano, no lugar onde as duas pontas do viés se encontram, transpasse um cm aproximadamente, é o suficiente para que não desfie.

    Passe uma costura com ponto tamanho médio, com linha na cor exata do viés, ou no caso de ser estampado de uma das cores do viés. Se tiver pouca prática com costura, vá devagar para garantir uma costura bonita e terá um lindo jogo americano de tecido de lona.

  3. 3

    Variações:
    Aproveite esse passo a passo de como fazer jogo americano de tecido para criar variações, com outros tecidos e em outros estilos também, como por exemplo jogo americano de natal, recortando ao invés de flor em tecido de chita, papai noel em tecidos natalinos.

    Outras técnicas:
    Faça retângulos de 60X40 de crochê, tricô ou tear tendo um jogo americano artesanal.
    Aproveitando retalhos pequenos, poderá fazer 100 fuxicos no mesmo tamanho e unindo uns aos outros formando um retângulo de aproximadamente 60X40 terá um jogo americano de fuxico!
    Para fazer jogo americano de EVA, se esse for estampado, basta cortar um retângulo no tamanho desejado e seu jogo americano estará pronto! Qualquer uma das técnicas citadas pode ser utilizada para fazer jogo americano de natal, antecipe-se, crie lindos presentes ou faça para vender, a margem de lucro pode ser de 100% ou mais, dependendo da técnica, quanto mais complexo, mais poderá cobrar.

    Se quiser mais modelos para se inspirar, acesse o blog larterapia (larterapiabyjaque.blogspot.com.br) que reuniu vários modelos para você copiar já.

    Mãos à obra!

Dicas e AVISOS
  • Tecidos de algodão como o tecido de lona e chita precisam de pré-lavagem antes de serem utilizados, para melhor resultado!
  • Se não fizer a pré-lavagem do tecido de lona, ele certamente vai encolher na primeira lavagem e deformará o jogo americano, devido ao acabamento em viés.
  • Se o viés for cortado no tecido de chita na horizontal ou vertical, o viés não acompanhará as curvas dos cantos com perfeição, o ideal é mesmo cortá-lo em viés (transversal)
Comentários
blog comments powered by Disqus