» Saúde » Boa Forma » Como fazer kefir de agua

Como fazer kefir de agua

Galeria
Como fazer kefir de agua

O Kefir é um tipo e de bebida que possui em sua composição lactobacilos provenientes de sua fermentação. Pode ser preparada com água ou com leite e causa grandes benefícios à saúde por "limpar" o intestino e dessa forma podendo até ser um auxiliar no emagrecimento.
Veja abaixo como prepara um Kefir a base de água e mais informações a respeito desta bebida.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 litro de água fresca que não possua cloro
  • Um frasco de vidro que possua capacidade de aproximadamente 2 litros
  • Uma peneira que não seja metálica ou que possua metal em sua composição de algum modo
  • 3 a 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 3 a 4 colheres de sopa de grãos de kefir de água
  1. 1

    Primeiramente você deve saber que os grãos usados para preparar o kefir de água não são os mesmos usados para preparar o kefir de leite, ou seja, no momento da compra certifique-se que está adquirindo o produto certo para que o resultado final de sua receita seja satisfatório.
    Coloque estes grãos no frasco de vidro juntamente com o açúcar mascavo e a água sem cloro e feche o frasco com a tampa.

  2. 2

    O segundo passo é que você mantenha o frasco fechado durante 48 horas que é o tempo que o kefir leva para fazer o seu processo de fermentação.
    Após esperar esse período de tempo você deverá coar a bebida e se desejar poderá reaproveitar os grãos para fazer outra receita seguindo exatamente os passos indicados anteriormente (lembrando que este pode ser utilizado muitas vezes uma vez que se trata de uma "cultura viva" de microorganismos)
    Este também pode ser usado como no preparo de vitaminas substituindo a presença do leite

  3. 3

    Durante o preparo você poderá diversificar colocando ingredientes adicionais em sua composição como: folhas de hortelã, ameixas secas, alcaravias inteiras, anis, erva-doce, uvas passas, fatias limão, aveia, frutas secas em geral e o que mais você achar que sua criatividade permitir e você achar que ficará gostoso.

Dicas e AVISOS
  • Como foi dito nos ingredientes a água utilizada não deve possuir cloro, caso contrário os resultados que o kefir pode proporcionar não serão satisfatórios devido a uma serie de fatores que alteraram sua devida composição. Então para retirar o cloro da água você deverá esquentá-la até seu estado de fervura e em seguida batê-la no liquidificador por alguns minutos. Fazendo isto basta esperá-la esfriar para adicioná-la a sua receita de kefir.
Comentários
blog comments powered by Disqus