» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como fazer lembrancinhas de cha de bebe de biscuit

Como fazer lembrancinhas de cha de bebe de biscuit

Galeria
Como fazer lembrancinhas de cha de bebe de biscuit

Chá de bebê é sempre uma ocasião especial para as futuras mamães. Ao final do evento, é tradição presentear os convidados com uma lembrancinha capaz de transmitir toda a alegria e doçura do momento.

Um material interessante para criar lembrancinhas de chá de bebê é a porcelana fria, popularmente conhecida como “massa biscuit”. Facilmente encontrada em grandes lojas de artesanato, a porcelana fria traz várias vantagens tais como: baixo custo, inúmeras opções de tonalidades, fácil manuseio e alta durabilidade.

Para facilitar ainda mais o trabalho, o artesão pode contar com a ajuda de moldes de silicone. Em formatos e tamanhos diversos, os moldes são práticos e ajudam a uniformizar o trabalho. Com eles, é possível criar lembrancinhas como mini chupetas, mini mamadeiras, fraldinhas, sapatinhos, mini brinquedos para meninos e meninas, mini docinhos infantis e outros. Só depende da criatividade do artesão. Os moldes podem ser facilmente encontrados em casas de material para artesanato (normalmente são encontrados em prateleiras próximas às massas).

Antes de comprar a porcelana fria, é importante sempre verificar a data de validade. Procure comprar pacotinhos pequenos com no máximo 1 mês a partir da data de fabricação. Após esse período, a massa vai ficando dura mesmo no pacote fechado, o que dificulta seu manuseio.

No roteiro abaixo, ensinaremos a criar lembrancinhas de chá de bebê feitas de massa biscuit usando moldes de silicone.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • porcelana fria
  • molde de silicone
  • pano seco
  1. 1

    Feche as janelas antes de manusear a porcelana fria pois o vento endurece a massa. Abra o pacote, pegue um pouco de massa e manuseie, esticando e voltando a enrolar a massa por alguns segundos. Faça uma bolinha com a massa sempre pressionando as palmas das mãos enquanto enrola.

  2. 2

    Pegue o molde de silicone e coloque a bolinha de massa dentro. Empurre a massa com os dedos para que entre em todos os cantinhos do molde. Passe um rolo de silicone (pode ser rolo de macarrão) sobre o molde para alisar a massa.

  3. 3

    Pegue o molde de silicone e, com os dedos polegares, vá forçando com cuidado as laterais para baixo até que a massa saia de dentro dele.

  4. 4

    Retire a massa já com o formato do molde e coloque-a sobre um pano seco para secar. Aproveite enquanto a massa ainda está maleável para ajustar algum detalhe que julgue necessário.

  5. 5

    Siga o mesmo procedimento para fazer mais lembrancinhas, deixando-as secar em seguida por pelo menos 72 horas. Verifique se a massa está completamente seca batendo levemente sobre uma superfície dura. Se ouvir um som oco, como plástico duro, a lembrancinha estará pronta para presentear!

Dicas e AVISOS
  • Você pote pintar suas lembrancinhas de biscuit com tinta especial para porcelana fria.
  • Após aberta, a massa biscuit começa a endurecer rapidamente. Para fazê-la durar mais, mantenha-a em um pote hermético.
Comentários
blog comments powered by Disqus