» Casa » Manutenção Doméstica » Como fazer limpeza de metais

Como fazer limpeza de metais

Galeria
Como fazer limpeza de metais

Os metais enferrujam quando ficam expostos à umidade constantemente, assim eles passam por um processo de corrosão gradativamente. A ferrugem se desencadeia a partir de uma reação química entre o metal, o oxigênio do ar e a água que se torna ácida em consequência de poeiras e sujeiras na atmosfera. Se forem protegidos desta reação química, que é a combinação do ar e da água, os metais não correm o risco de enferrujarem. A única forma de evitar esta corrosão é tomar cuidados preventivos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Pinte o metal que ficara exposto as mudanças climáticas Antes você precisa desengordurar as partes a serem pintadas com álcool.
    Retoque sempre todos os riscos de pintura que houver nos metais antes que enferrujem

  2. 2

    Algumas superfícies metálicas que não podem ser pintadas devem ser constantemente impermeabilizadas com lubrificantes ou uma fina camada de óleo. Isto geralmente é necessário quando se trata de ferramentas feitas de metais que enferrujam. As produzidas em aço inoxidável, liga de alumínio ou cromados não correm este risco.

  3. 3

    Em armários pequenos de metais você pode dispor sachês de sílica gel para absorver a umidade natural do ar. Estes sachês devem ser trocados de tempos em tempos ou secados no forno.

  4. 4

    Ao primeiro sinal de ferrugem você deve lixar a área afetada antes que contamine mais partes. Não adianta pintar o metal se houver ferrugem, ela se alastrará por baixo da própria tinta.

  5. 5

    Depois que você lixar e eliminar qualquer vestígio da ferrugem deve aplicar um produto próprio para neutralizar ferrugem. Este produto transforma qualquer resíduo que tenha restado da ferrugem em uma camada negra, que poderá receber uma camada de tinta.
    Você pode usar tinta esmalte, tinta para galvanização à frio ou tinta de zinco. Não use tinta PVA de parede em hipótese alguma, pois ela é a base de água e pode é piorar a situação da área com ferrugem ou fazer aparecer ferrugem onde não havia.

  6. 6

    Se a ferrugem corroer alguma parte ou criar buracos, depois de eliminá-la você poderá fazer um remendo com fibra de vidro ou em caso de reparos maiores, uma tela de liga de zinco.

  7. 7

    Se você preservar os metais da umidade e evitar a ferrugem não terá muito trabalho para conservá-lo. Nada de limpá-los submergidos em água, utilize álcool para retirar a gordura porque evapora, ou produtos próprios para a limpeza de metais e outros próprios para polimentos.
    Agora se você não é habilidoso para este tipo de serviço, consulte a página amarela e contrate um profissional para resolver seu problema.

Comentários
blog comments powered by Disqus