» Alimentos » Receitas » Como fazer massa de pizza

Como fazer massa de pizza

Galeria
Como fazer massa de pizza

A pizza é um prato muito saboroso, prático, versátil, e que faz um enorme sucesso tanto com crianças como entre os adultos. É uma excelente pedida para o lanche, para um jantar com os amigos, ou para receber os familiares, podendo ir do prato principal até a sobremesa, pois as pizzas podem ser feitas também com recheios doces.

A pizza pode ser feita de uma infinita variedade de recheios, como calabresa, bacon, queijo, margherita, de banana, maçã, chocolate, agradando a todos.

Muita gente tem preferido preparar sua própria pizza em casa, comprando massa pronta ou fazendo a massa em casa. Para quem deseja preparar sua própria massa de pizza, segue uma receita simples e fácil de fazer, que pode ser usado tanto para pizzas salgadas, doces ou mesmo mini pizzas.


Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 30 g de fermento biológico
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 3/4 xícaras (chá) de óleo
  1. 1

    Passo 1: misturando o fermento

    Dissolva o fermento em um pouco de água morna. Acrescente o sal e o açúcar, misturando bem. Em seguida, junte um pouco de farinha e o óleo, mexendo até incorporar.

    Peneire bem a farinha antes de utilizar para garantir que ela fique soltinha e fácil de trabalhar.

  2. 2

    Passo 2: acrescentando a farinha

    Depois de ter misturado bem tudo, acrescente a farinha aos poucos, alternando porções de farinha e água. Misture bem tudo, até a massa desgrudar das mãos.

    O segredo de uma boa massa é a sova. Quanto mais você bater a massa, mais misturar, mais sovar, melhor ela ficará. Sem contar que a prática de sovar a massa é um ótimo exercício para os braços. Então mexa, misture e sove bem a massa.

    Depois de pronta, coloque a massa em um recipiente com tampa, deixando descansar por 30 minutos. Há quem tenha o costume de colocar uma bolinha da massa em um copo com água. Quando a bolinha sobe à superfície, significa que a massa já descansou o suficiente.

  3. 3

    Passo 3: finalizando a massa

    Depois da massa ter descansado o suficiente, abra a massa com a ajuda de um rolo. Trabalhe a massa para que fique em forma de rodelas, grandes ou pequenas, de acordo com a sua preferência, mas não demasiadamente grossas; fure delicadamente com um garfo, pincele com um pouco de água, e coloque para assar.

    O forno deve estar pré-aquecido, na temperatura de 200º C. O tempo é de 15 minutos, ou até as rodelas ficarem levemente douradas. Tire do forno e recheie a gosto.

    Você pode congelar as rodelas de massa, após tirar do forno. Espere esfriar, embrulhe em um filme plástico e congele.


Dicas e AVISOS
  • Para fazer massa de pizza integral, substitua metade da farinha de trigo comum por farinha integral.
Comentários
blog comments powered by Disqus