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Como Fazer Massagens

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Uma boa massagem é a opção ideal para conseguir o relaxamento que o corpo sempre precisa.

A rotina atribulada do dia a dia muitas vezes é a causa de estresse, cansaço e tensões musculares. Nessas horas contar com uma boa massagem é a opção ideal para conseguir o relaxamento que o corpo sempre precisa. A massagem é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de movimentos diversos no corpo com o objetivo de proporcionar relaxamento, revitalização e alívio. Ela, geralmente, é aplicada sobre os tecidos macios do corpo, como os músculos, ligamentos, tendões e articulações. A prática de massagens no meio profissional é conhecida como massoterapia.

Existem diversas técnicas de massagens para os mais variados fins. Elas servem para aliviar a tensão, amenizar dores, curar traumas físicos, diminuir o estresse e melhorar a circulação. Alguns tipos comuns de massagens são a relaxante, ayuervédica, desportiva, sueca, shiatsu, reflexologia podal e tântrica, entre outros.

A massoterapia traz imensos benefícios para a saúde e o bem-estar do corpo. Alguns profissionais da área médica ainda a indicam como tratamento suplementar para diversas enfermidades. A massagem diminui a fadiga muscular, auxilia no tratamento de dores e tensões, tonifica os músculos, aumenta a elasticidade da pele, melhora a estética corporal, estimula as terminações nervosas e ainda promove uma maior consciência do próprio corpo.

Confira neste artigo como fazer uma boa massagem e proporcionar momentos agradáveis de relaxamento.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Escolha um ambiente calmo, livre de barulho e com iluminação adequada. Deixe a luz baixa para proporcionar um clima aconchegante. Se tiver à disposição lâmpadas coloridas, utilize-as alternadamente para otimizar a sensação de relaxamento. A utilização das cores como tratamento alternativo é conhecida como cromoterapia.

  2. 2

    Se tiver uma maca à disposição, forre-a com um pano leve. Caso não tenha, a massagem pode ser feita em uma cama confortável.

  3. 3

    Unte as mãos com óleo corporal e aplique movimentos circulares em sentido horário por toda a extensão do corpo de costas. Os movimentos devem ser feitos de cima para baixo. Repita o processo aplicando torções e amassamentos. Os cotovelos podem ser utilizados nas costas com movimentos circulares.

  4. 4

    Aplique óleo nos pés e faça movimentos de torção da base até os dedos. Repita o processo por três vezes. Os movimentos devem ser ritmados e constantes. Evite pausas longas.

  5. 5

    Massageie os braços e as mãos aplicando uma força maior.

  6. 6

    Passe para a parte frontal do corpo. Massageie a cabeça levemente usando apenas as pontas dos dedos. Use movimentos circulares. Ainda com os dedos, aplique pressão sobre o rosto todo, fazendo movimentos horizontais de dentro para fora.

  7. 7

    Repita os movimentos feitos anteriormente nas costas pela extensão dos peitos, tórax e barriga. Na barriga evite colocar muita pressão nos movimentos, massageie suavemente, sempre no sentido horário.

Dicas e AVISOS
  • Sempre utilize as duas mãos uniformemente na hora de aplicar os movimentos.
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