» Tecnologia » Software » Como fazer mmc e mdc

Como fazer mmc e mdc

Galeria
Como fazer mmc e mdc

Esse artigo irá trazer alguns tópicos de matemática de nível primário e secundário e que vêm a ser pontos fundamentais em concursos públicos realizados, e podem ser úteis como fonte de consultas e recursos. Nesse artigo irão ser vistas as questões com números denominados: MMC e MDC (Mínimo Múltiplo Comum) e (Máximo Divisor Comum), sendo observadas e acompanhadas as definições técnicas deste tema. Esse artigo não tem como objetivo ser apenas a única fonte de leitura, sendo recomendável o estudo posterior em livros e um acompanhamento personalizado em questões mais abrangentes, porém servirá como uma ótima fonte de direcionamento e consulta.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O que é um múltiplo de um número natural? Vejamos: Se 27 é divisível por 3, dizemos então que 27 é múltiplo de 3. Também seriam múltiplos de 27: 1, 3, 9, 27. Sendo um número divisível por outro, que não seja zero, então se fala que ele é múltiplo do outro número. Os vários múltiplos de um número podem ser obtidos multiplicando-se o número pelos números naturais. Por exemplo, os múltiplos de 5: 5x0 = 0 , 5x1 = 5, 5x2 = 10, 5x3 = 15. Um número tem múltiplos infinitos, o zero é múltiplo de qualquer número natural. Entre dois ou mais números sempre temos múltiplos comuns a eles. O menor múltiplo comum de dois ou mais, excetuando-se o zero, é denominado de mínimo múltiplo comum de tais números. É usada a abreviação m.m.c. Para podermos obter o m.m.c. de dois ou mais números utilizamos a fatoração. Primeiro, devemos decompormos os números em fatores primos, o m.m.c. será o produto dos fatores primos comuns e não-comuns. Já no processo de decomposição simultânea decompomos todos os números ao mesmo tempo, num dispositivo como mostra a foto. O produto dos fatores primos que obtemos nessa decomposição será o m.m.c. desses números.





  2. 2

    O maior divisor comum entre dois ou vários números será denominado máximo divisor comum dos números. Normalmente, é utilizada a abreviação m.d.c. Um jeito de obtermos o m.d.c. entre dois ou vários números é usar a decomposição desses números em fatores primos. Primeiramente devemos decompor os números em fatores primos, o m.d.c. é o produto dos fatores primos comuns. O m.d.c. entre dois ou vários números, fatorados, será o produto dos fatores comuns a eles, cada um elevado ao menor expoente. Calcular o m.d.c pelo processo das divisões sucessivas é fácil, realizamos diversas divisões até ser obtida uma divisão exata. O divisor desta divisão é o m.d.c.



  3. 3

    Com essas dicas, você resolverá facilmente problemas não complexos envolvendo mdc e mmc.

Comentários
blog comments powered by Disqus