» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como fazer molduras em gesso

Como fazer molduras em gesso

Galeria
Como fazer molduras em gesso

O gesso é um material usado a mais de nove mil anos para as mais distintas funções. Hoje em dia o gesso também é utilizado para fazer acabamentos em casas e apartamentos. O gesso em si é barato, o que fica caro é a mão de obra para aplicar.

Caso você não tenha dinheiro para pagar um profissional, aqui aprenderá a fazer moldura de gesso em um cômodo ou mesmo na casa toda. A tarefa é trabalhosa e demanda técnica e cuidado.

Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é preparar uma superfície lisa e plana que pode ser de mármore ou granito.

    Defina o que você prensará para deixar o gesso com a forma desejada, esse objeto é chamado de “carro”. Você pode comprar o carro pronto ou fazê-lo utilizando madeira.

  2. 2

    Fazer o carro é simples. Coloque dois pedaços de madeira na vertical, de maneira que eles fiquem em pé e já com a altura desejada para a moldura de gesso. Em seguida, coloque dois pedaços de madeira nas extremidades, como de formasse um quadrado de madeira. Use pregos para fixar uma madeira na outra.

  3. 3

    Com o auxílio de uma serra, recorte na madeira as ondulações com as quais você pretende que a moldura fique. Lixe bem para aperfeiçoar e deixar com o efeito desejado.

    Certifique-se que o carro está limpo e sem restos de madeira. O carro está pronto.

  4. 4

    Prepare o gesso seguindo as indicações que constam na embalagem.

    No mármore, despeje um pouco de gesso com cuidado. Passe o carro em cima do gesso de maneira a espalhá-lo e que assim fique uma linha de gesso com o formato desejado. Caso tenha ficado com defeitos, despeje mais gesso no começo dessa linha e passe o carro novamente. Repita esse procedimento até a moldura ficar perfeita.

  5. 5

    Agora com a moldura pronta, basta deixar o gesso secar. Depois de secas, você pode guardá-las ou realizar imediatamente a aplicação do acabamento.

Dicas e AVISOS
  • Não entorne o gesso todo de uma vez, pois isso fará com que você desperdice material, visto que o gesso seca muito rápido.
  • Não deixe o gesso e as molduras em locais úmidos, pois isso estragará o material.
  • Você encontra molduras prontas para comprar, tendo assim apenas o trabalho de aplicar na parede. Até mesmo gesseiros que trabalham com isso a anos costumam comprar a moldura pronta. Além disso, você precisará de um espaço grande para fazer molduras suficientes para o acabamento de uma casa, por exemplo.
Comentários
blog comments powered by Disqus