» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como fazer molduras xadrez

Como fazer molduras xadrez

Galeria
Como fazer molduras xadrez

Uma moldura xadrez de madeira feita à mão é uma coisa muito especial para ter, especialmente se você a fizer sozinho. Construir a moldura xadrez em madeira requer uma certa quantidade de precisão, mas não é tão difícil que possa impedir um marceneiro iniciante de poder realizar o projeto. Um dos aspectos mais importantes do trabalho é encontrar alguns bons exemplares de madeira clara e escura para trabalhar, para que a sua moldura xadrez caseira seja realmente um objeto de rara beleza.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Reúna os quadrados de 2 centímetros em cores alternadas para formar uma moldura com padrão xadrez. A madeira será listrada. Aplique cola de madeira em cada quadrado e, em seguida, pressione todos eles bem juntos, certificando-se que não ficam restos de cola entre eles. Deixe secar.

  2. 2

    Desenhe uma linha a cada dois centímetros de diâmetro na peça listrada (com uma linha de interseção entre listras) para formar os quadrados.

  3. 3

    Corte ao longo das linhas com a serra (uma serra de mesa é ideal), de modo que você tenha oito pedaços de madeira, cada um com a alternância de quadrados das duas cores sobre elas.
    Remonte os quadrados de 2-por-2 cm, desta vez alternando as placas para que os quadrados de cor façam um padrão xadrez, para a área de xadrez que formará a sua moldura. Aplique cola de madeira entre as tábuas, prenda-as firmemente às extremidades de cada uma e deixe secar. Assim a forma de moldura está feita!

  4. 4

    Deixe secar e ajuste todo o corpo que forma a sua moldura xadrez e lixe todas as áreas que estejam ainda desagradáveis ao toque. A lixa deixará sua moldura xadrez aveludada. Depois, um acabamento com verniz a deixará fantástica!

    Calcule o centro a moldura para poder colocar-lhe um acessório para poder pendurá-la ou simplesmente pousá-la num móvel ou prateleira. Calcule a medida considerando que a sua moldura deverá ficar ligeiramente inclinada quando você a pousar. Faça um pequeno furo no ponto marcado e aparafuse o acessório. Para poder pousá-la, você precisará de uma pequena placa da madeira que você usou para fazer os quadrados. Finalmente, escolha o local e a sua melhor foto para colocar na sua nova moldura xadrez! E pronto, sua moldura está feita!

Dicas e AVISOS
  • Escolha um verniz brilhante para aplicar no final. Isso irá realçar o contraste claro-escuro do padrã xadrez.
  • Utilize madeiras de qualidade para que sua moldura fique com um acabamento perfeito. Madeiras de fraca qualidade duram pouco tempo.
Comentários
blog comments powered by Disqus