» Alimentos » Receitas » Como fazer molho de alho

Como fazer molho de alho

Galeria
Como fazer molho de alho

A origem do alho é milenar, remonta a tempos antes de Cristo. Julga-se provável que seja originário do deserto da Sibéria, espalhando-se porteriormente para o Egito e Extremo Oriente por meio de rotas comerciais de povos nômades.
Os egípcios também o chamavam de "rosa de mau cheiro", e posteriormente apelidado pelo escritor francês Raspail de "cânfora dos pobres", por ter sido largamente utilizado pela classe trabalhadora de muitas civilizações, incluindo a egípcia.
Na verdade o alho sofria preconceito entre as camadas da elite de civilizações como a egípcia. Seu cheiro fazia com que o tempero fosse descartado dos pratos culinários mais sofisticados; porém para a parcela humilde e trabalhadora da população era considerado um ingrediente indispensável para conferir sabor a comida e dar vigor para o corpo.
Apesar de sofrer a discriminação entre a "aristocracia", o alho era um produto extremamente importante para o comércio do Egito. Sendo que inclusive sete quilos deste alimento equivaliam ao praço de um escravo. Também foi motivo de greve e revolta no Egito, pois quando estava em falta no mercado os trabalhadores das pirâmides se recusaram a trabalhar, pois considerávam o alho um dos seus repositórios de energia.
Não é por menos que a população menos abastada reclamava sua falta, pois se reconhecem as propriedades medicinais do alho desde a antigüidade, e ao longo da história também lhe foram atribuídas muitas características mágicas, como espantar maus espíritos, vampiros, mau-olhado, constante inclusive nas tumbas dos poderosos que viravam a cara para este tempero na cozinha.
Atualmente o alho é um tempero presente nos mais variados pratos servidos a pessoas te absolutamente todas as camadas sociais, sendo um ingrediente quase indispensável aos chefs de categoria.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Liquidificador, processador ou almofariz.
  • Tigela.
  1. 1

    Ingredientes:

    - 4 dentes de alho picados ou bem esmagados.
    - 2 ovos.
    - Pimenta do reino.
    - 1colher se sopa de suco de limão.
    - 1/2colher de chá de sal.
    - 1 xícara de chá de azeite de oliva.

  2. 2

    Modo de preparo:

    No liqüidificador, batedeira ou processador adicione todos os ingredientes e bata bem até ficar cremoso.

Dicas e AVISOS
  • Muito cuidado ao servrir um molho assim no verão, devido às gemas cruas da receita. Tanto o molho, quanto os ovos utilizados no preparo devem ter sido mantidos bem conservados e sob uma boa refrigeração até o momento de servir.
Comentários
blog comments powered by Disqus