» Alimentos » Receitas » Como fazer molho de pimenta

Como fazer molho de pimenta

Galeria
Como fazer molho de pimenta

O molho de pimenta sempre teve grande destaque na culinária brasileira, e também internacionalmente. Diversos países na América Central apreciam a pimenta ao natural, e também a saboreiam em forma de molho. Aqui no Brasil, a pimenta é muito apreciada, sendo considerada uma iguaria, principalmente no nordeste do país. O molho de pimenta é ingrediente fundamental no preparo dos famosos acarajé, vatapá, bobó de camarão, muqueca de peixe, e etc., entre muitos outros deliciosos pratos originários da Bahia.

A pimenta, além de enfeitar diversos tipos de pratos, e realçar seus sabores, ainda possui uma versatilidade imensa; pode ser utilizada fresca, como molho, desidratada, em pó, e até mesmo em conserva. De todas as diversas pimentas existentes, a mais consumida no Brasil é a pimenta dedo-de-moça, que remete à pratos de origem italiana, como a pimenta usada no preparo da linguiça calabresa.

Para os que realmente apreciam o sabor da pimenta em doces, foram feitas geléias que acentuam o sabor dos alimentos, podendo ser consumidas com queijos ou sorvetes. Outro uso da pimenta que pode até surpreender, é o uso da pimenta em chocolates, que até originou uma novela brasileira de mesmo nome.

E finalmente, para quem gosta de comida bem temperada, molho de pimenta é indispensável. Apesar de não ser 100% aprovada pelos brasileiros por sua ardência, a pimenta realça de forma única o sabor dos alimentos, com cores, formas e um aroma especial que só a pimenta pode ter.

Agora, vou mostrar a você como fazer um delicioso molho de pimenta para saborear esta iguaria.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Liquidificador para bater os ingredientes, uma panela alta, um vidro para colocar o molho de pimenta.
  1. 1

    Ingredientes:

    - 10 pimentas dedo-de-moça sem semente (recomendo a pimenta dedo-de-moça, mas você pode utilizar a pimenta malagueta, caso prefira um molho mais forte)
    - 5 dentes de alho
    - 1 cebola
    - 1 lata de extrato de tomate
    - 1 colher de café de orégano
    - 1 colher de café de manjericão
    - 1 colher de sopa de sal
    - 2 folhas de louro
    - 1 xícara de chá de óleo
    - 1 xícara de chá de vinagre
    - Noz moscada, e cheiro verde a gosto

  2. 2

    Modo de preparo:

    O preparo é muito simples: Basta bater todos os ingredientes citados no liquidificador. Após bater tudo, o molho estará pronto. Após feito isso, coloque-o num vidro esterilizado. Depois, no fundo de uma panela, coloque um pano dobrado, e nele, apóie o vidro de molho de pimenta, lembrando que o vidro deve permanecer aberto. Encha a panela com água, e o vidro também deverá ser preenchido. A panela, deverá ser alta; alta o suficiente para cobrir o vidro todo. Depois disso, apenas leve a panela ao fogo alto. Espere ferver e marque 20 minutos. E está pronto!

    Você pode utilizar o molho normalmente para temperar sua comida, mas este, em especial, pode ser utilizado também para saborear com torradas, é delicioso.

Comentários
blog comments powered by Disqus