» Alimentos » Receitas » Como fazer molho de tomate caseiro

Como fazer molho de tomate caseiro

Galeria
Como fazer molho de tomate caseiro

O molho de tomate, além do sabor incomparável que confere aos alimentos, proporciona também aspecto e aroma, que instiga nossa vontade de nos deliciarmos do prato em que foi empregado.
Existem pessoas que adotam os molhos artificiais, disponíveis nos supermercados, pois já vem semi-prepados para o consumo, tornando mais prática a preparação do alimento. Porém, para os que preferem uma refeição totalmente caseira, sem a adição de conservantes, existe uma receita muito simples, que promete agradar aos paladares mais sofisticados.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A base da receita, é claro, são tomates. Empregaremos na receita dois kilos de tomates sem peles e sem sementes. Para retirar a pele dos tomates, retire o pedúnculo (pequena circunferência escura localizada na parte superior do tomate), com o auxílio de uma faca serrilhada. Faça, levemente, um corte em formato de X na base inferior. Coloque-o imerso em água fervente por um minuto. Ao retirá-lo da água fervente, coloque-o completamente imerso em água gelada por trinta segundos (o que irá interromper o processo de cozimento, iniciado na etapa anterior). Utilize a marca de X da base, para puxar a pele do tomate. Para retirar as sementes, corte-o ao meio e retire-as com a ajuda de uma colher.

  2. 2

    Bata no liquidificado o tomate, preparado no processo supracitado, com uma xícara de chá de vinagre.

  3. 3

    Coloque em uma panela, duas xícaras de chá de óleo e deixe aquecer. Logo após acrescente uma cebola grande picada, e refogue-a no óleo. Acrescente os tomates liquidificados, uma colher de sopa de sal, uma colher de sopa de açúcar e orégano à gosto. Deixe apurar por cerca de quinze a vinte minutos, em fogo baixo. Após, acrescente três pimentões picados e cheiro verde à gosto, e aguarde mais cinco minutos antes de finalizar o processo de cozimento. Se preferir, adicione pimenta do reino.

  4. 4

    Se sua família é pequena, e por isso você prefere investir menos ingredientes, não há problema. Metade da receita renderá uma quantidade satisfatória do molho. Porém, lembre-se que após o preparo do tomate e o cozimento dos demais itens, o volume dos ingredientes diminui cerca de 30%. Uma receita inteira rende cerca de 700 ml de molho.

  5. 5

    Você pode utilizar seu molho de tomates para incrementar uma deliciosa macarronada, ou mesmo sobre carnes e legumes refogados. O sabor é surpreendente e não deixa a desejar às famosas marcas disponibilizadas no mercado. Trata-se ainda de uma possibilidade de exercer os dotes culinários, e por que não dizer, artísticos presentes em todo cozinheiro amador.

Comentários
blog comments powered by Disqus