» Alimentos » Receitas » Como fazer molho madeira simples

Como fazer molho madeira simples

Galeria
Como fazer molho madeira simples

Um molho refinado, sofisticado e que de um gostinho especial para carnes é o molho madeira. Fácil de fazer, pode-se até comprar pronto (Produzido pela Uncle Ben's por exemplo), porém nada supera o sabor de um prato feito com carinho e amor por suas próprias mãos. O molho madeira é ótimo para incrementar carne assada com batatas (pode-se usar lagarto, lombo, por exemplo) ou até um churrasco. De um toque de chef em sua cozinhacom um delicioso molho madeira.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Colher para mexer
  • Panela
  1. 1

    Para preparar um delicioso molho madeira você vai precisar de:

    - 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
    - 1 xícara de farinha de trigo
    - Um copo americano de vinho madeira
    - 580ml de caldo de carne
    - Sal a gosto
    - 1 colher de chá de mostarda
    - 300gr de champignon (se desejar)
    - Shoyu ou molho inglês para temperar a gosto

  2. 2

    O preparo é simples:
    - derreta a manteiga (ou margarina) em uma panela, aos poucos junte a farinha e refogue-a até que adquira uma cor dourada, mexendo sem parar.
    - acrescente o vinho madeira devagar, mexendo, juntamente com os demais ingredientes , o caldo de carne, sal, mostarda, molho inglês, champgnion (opcional).
    - mexa bem até engrossar um pouco, deixe cozinhar por mais alguns minutos no fogo brando e seu molho estará pronto para servir.
    Este molho madeira é um excelente aocmpanhamento para carnes, para servi-lo com carnes você pode assar a carne com algumas batatas no forno (em fatias), após assadas despejar o molho madeira sobre a carne, pode também decorar com salsinhas ou palmitos, a sua escolha e bom apetite.

Dicas e AVISOS
  • Caso exista alguma restrição sobre o consumo de álcool por alguns dos convidados pergunte com antecedência para preparar o molho madeira sem álcool.
  • O molho madeira possui este nome por conter vinho madeira em sua composição, lembrando que vinho é uma bebida álcoolica.
Comentários
blog comments powered by Disqus