» Alimentos » Receitas » Como fazer molho mostarda e mel

Como fazer molho mostarda e mel

Galeria
Como fazer molho mostarda e mel

Este molho é bem versátil, pois pode ser consumido com salada, mas quando é adicionado nele a maionese, ele se torna um molho cremoso ideal para acompanhar frituras e petiscos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 garfo ou fouet
  • 1 colher de sopa
  • 1 recipiente com tampa (para armazenamento)
  • 1 tigela
  1. 1

    Para o preparo desta receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

    -1 colher de sopa de mostarda
    -1 colher de sopa de mel
    -2 colheres de sopa de azeite
    -1 colher de sopa de sumo de limão
    -1 colher de sopa de maionese (opcional, para um molho mais consistente)
    -Sal e pimenta do reino a gosto

  2. 2

    Modo de preparo:

    Separe os ingredientes e deixe-os à mão, já na quantidade certa, para agilizar o preparo.

  3. 3

    Numa tigela, misture o mel e o limão com um garfo até que o mel esteja completamente dissolvido no sumo do limão. É mais fácil seguir esta ordem, pois o mel demora para ser dissolvido nos outros ingredientes, principalmente quando estão todos juntos.

  4. 4

    Com o mel e o limão bem homogêneos, adicione então a mostarda, o azeite, a maionese (se for usar), e o sal. Misture bem, batendo com o garfo ou com o fouet. Nesta etapa o molho deve começar a engrossar, então bata vigorosamente.

  5. 5

    Acrescente os temperos, de preferência pimenta do reino, e misture até incorporar tudo . Você pode ainda adicionar também glutamato monossódico para realçar o sabor, entre outros temperos de sua preferência .

  6. 6

    Deixe na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir , para que fique mais saboroso.

  7. 7

    Se for guardar o que sobrou do molho, coloque-o em um recipiente com tampa e mantenha em geladeira por no máximo 20 dias .

Dicas e AVISOS
  • Prefira utilizar o molho gelado, especialmente se optar por usar maionese. Além de ficar mais gostoso, a maionese em temperatura mais baixa tem menos tendência a estragar.
  • Quando usar maionese, esteja consciente de que o tempo de conservação do molho em geladeira pode diminuir, devido à sensibilidade da maionese às mudanças de temperatura.
  • Essa receita rende uma porção, que acompanha uma salada ou uma porção de petiscos. Para servir a família toda, dobre ou triplique a receita, sempre considerando a proporção das medidas.
Comentários
blog comments powered by Disqus