» Alimentos » Receitas » Como fazer molho simples de macarrão

Como fazer molho simples de macarrão

Galeria
Como fazer molho simples de macarrão

Fazer o próprio molho de tomate pode dar um certo trabalho, mas é bem mais saboroso e saudável do que os industrializados. Por mais que conste nas embalagens de molhos de tomates prontos que não tem conservantes, têm sim, senão não aguentariam tanto tempo nas prateleiras dos supermercados.
Mas nem sempre o molho caseiro fica tão delicioso, as vezes adocicado, outras vezes azedo, para isso existem segredinhos, que os tornam não só mais gostosos como mais práticos.
Não precisa ser uma cozinheira expert para fazer um molho digno de elogios, basta escolher bem os tomates que para molhos é imprescindível que estejam bem maduros. Outro detalhe está na preparação do tomate para o molho, quem não gosta de encontrar aqueles pedacinhos de pele do tomate enroladinhos no molho, tem duas soluções: a primeira é batê-lo no liquidificador e a segunda:tirar a pele.
Tirar a pele do tomate com água quente - Cubra os tomates com água fervendo em um recipiente de vidro, tampe, aguarde alguns minutos e notará que a pele se soltará facilmente. Uma segunda opção é espetar o tomate em uma faca, garfo ou espeto pequeno e sapecá-los diretamente no fogo, a pele rasgará e se soltará. Tire do fogo e termine de tirar a pele, essa última opção deixa o tomate com cheiro de queimado, que desaparece depois no molho.
Quem não gosta de encontrar pedaços da pele do tomate não gostará de encontrar também pedaços de cebola e alho; Basta ralar ou bater no liquidificador com o mínimo de água possível e um pouco de óleo.
5 tomates grandes equivalem a aproximadamente 1 quilo de tomate, que renderá molho suficiente para 250 gramas de massa cozida. Caso queira fazer uma quantidade maior para ter à mão para outras receitas, garanta que o molho seja bem guardado: frio e em recipientes de vidro bem tampados. Mesmo assim consuma nos próximos 3 dias e cuidado ao pegar molho com talheres sujos, isso estragará seu molho antes da hora.
Lembre-se que, para livrar-se dos malefícios causados a longo prazo pelos conservantes dos molhos industrializados, tem um preço.
Para tirar o gosto azedo, use pitadas de açúcar enquanto o molho estiver apurando e vá provando para se certificar que o azedo sumiu.
E para o molho aderir ao macarrão e não ficar ralo e separado do macarrão, a água que colocará no molho para ferver e apurar deve ser a do cozimento do macarrão, assim o molho vai ficar bem agarradinho à massa.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • colher de pau, para cada 5 tomates: 1 cebola grande e 1 dente de alho; 1 concha de água do cozimento do macarrão.
  1. 1

    Prepare os alimentos: amasse o alho, pique ou bata no liquidificador a cebola e o tomate;

  2. 2

    Frite primeiramente o alho em óleo não muito quente e antes que doure acrescente a cebola e o tomate. Deixe apurar, colocando aos poucos sal, se ficar azedo, acrescente pitada de açúcar, tudo aos poucos com paciência e capricho. Acrescente 1 concha da água do cozimento do macarrão e apure até o ponto desejado, cerca de 20 minutos.

Comentários
blog comments powered by Disqus