» Alimentos » Receitas » Como fazer molho tare

Como fazer molho tare

Galeria
Como fazer molho tare

O molho tarê é um molho bem tradicional da culinária japonesa, muito utilizado para acompanhar sushis e temakis, peixes e carnes grelhadas, yakisoba e até legumes cozidos no vapor. Apesar de ter um sabor exótico, é muito fácil de fazer - só exige um pouco de tempo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 xícara de chá
  • 1 colher de sopa
  • 1 molheira (para servir)
  • 1 panela
  • 1 recipiente com bico (para servir)
  1. 1

    Para a preparação deste molho, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

    -3 xícaras de chá de shoyu tradicional
    -3 xícaras de chá saquê tipo mirim
    -1 ½ xícara de chá de açúcar
    -1 pitada de glutamato monossódico (realçador de sabor)
    -1 colher de hondashi (opcional)

  2. 2

    Modo de preparo:
    Separe os ingredientes e deixe-os à mão, já na quantidade indicada, para facilitar o preparo.

  3. 3

    Misture numa panela o shoyu, o saque, o açúcar, o glutamato monossódico e o hondashi (se for utilizar). Dissolva bem o açúcar nos líquidos, ainda com a panela fora do fogo.

  4. 4

    Leve ao fogo brando, sempre mexendo, por mais ou menos uma hora. Observe se o molho se reduz, e quando estiver com, em média, um terço do volume inicial, desligue o fogo.

  5. 5

    O molho deve estar com consistência parecida com a de um caramelo mole e cor bem escura - este é o ponto ideal para desligar o fogo.

  6. 6

    Não cozinhe por muito tempo depois que o molho engrossar e tome cuidado para não deixar o molho grudar no fundo da panela ou queimar.

  7. 7

    Sirva frio ou em temperatura ambiente. Você pode servir o molho em uma molheira comum ou colocá-lo em um recipiente com tampa de bico (como de ketchup) para facilitar a colocação do molho sobre os alimentos.

Dicas e AVISOS
  • Não deixe o molho por mais de 5 minutos sem mexer, pois pode grudar no fundo da panela e queimar. Mantenha-se sempre alerta e mexendo o molho durante todo o tempo que demorar para engrossar.
Comentários
blog comments powered by Disqus