» Alimentos » Receitas » Como fazer molho tomate

Como fazer molho tomate

Galeria
Como fazer molho tomate

Tomates são frutos suculentos que podem ser usados de várias formas na culinária. Em várias formas de receitas, principalmente nos molhos é aconselhável retirar as peles dos tomates para que se diminua a acidez do preparo. Quando você tem um molho base de tomate, você pode adicionar ingredientes com os quais você cria variações, adicionar condimentos e usar em diversos pratos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Molho de tomate especial
    Ingredientes de preparo
    1 kg de tomastes maduros
    1 Colher de extrato de tomate
    Sal
    1/2 Colher de café de pimenta do reino
    2 Colheres de sopa de azeite
    100 Gramas de bacon
    ½ Quilo de carne de músculo
    1 Cebola grande
    3 Aipos
    1 Molhe de salsa
    1 Colher de chá de louro em pó
    ½ Colher de café de açúcar

  2. 2

    Modo de preparo
    Corte o bacon em pedaços pequenos, coloque em uma panela grande com azeite. Quando estiver bem frito, junte a carne e deixe dourando. Adicione a cebola ralada, a salsa picada, o louro e apenas a parte branca dos aipos picadas. Deixe refogando bem até ficarem em tom dourados.

  3. 3

    Pegue os tomates, lave, mergulhe em água fervente, retire toda a pele e sementes, corte em pedaços pequenos e adicione na panela juntamente com o extrato de tomate, apimenta do reino e tempere com o sal mexendo bem. Deixe cozinhando bem devagar em fogo baixo, com a panela tampada durante duas horas. Mexa de vez em quando, se aparecer o fundo da panela quando passar a colher de pau é que está muito consistente, adicione uma colher de sopa de água.

  4. 4

    Quando for completar duas horas de cozimento não adicione mais água para que ele esteja bem consistente. Retire do fogo, passe em uma peneira e leva ao fogo novamente para fazer o ponto. Caso prefira ao invés de utilizar a peneira você poderá bater no liquidificador, mas a textura ficará diferente. Se estiver muito consistente adicione algumas colheres de água para que ele chegue ao ponto de um mingau ralo.

  5. 5

    Não esqueça de juntar o açúcar, pois ele diminui a acidez do tomate e do extrato de tomate. Desligue o fogo, adicione uma colher de sopa de manteiga, mexa até que derreta completamente e fique homogêneo. Sirva ainda quente ou acrescente no prato que desejar.

  6. 6

    Este molho pode ter muitas finalidades e servir como base para que você crie outros molhos de tomate. Você pode usá-lo como base para molhos de macarrão, nhoque, lasanha, cachorro quente, carnes, molhos a bolonhesa e outros. Use a sua criatividade e surpreenda seus convidados com uma infinidade de paladares com um molho bem simples

Comentários
blog comments powered by Disqus