» Casa » Design e Decoração Interior » Como fazer móveis de madeira

Como fazer móveis de madeira

Galeria
Como fazer móveis de madeira

Móveis de madeira, são bastante utilizados, para compor ambientes, com os mais diferentes estilos. Eles podem ser clássicos, rústicos e acima de tudo são resistentes. A matéria prima que compõe a confecção desses móveis são diversas. Eles poderão ser feitos de madeira maciça, chapa de compensado, MDF (Medium Density Fiberboard), painéis com revestimento melamínico, entre outros.

Ainda existem as opções de madeiras trabalhadas, podendo ser elas, torneadas, emolduradas, entalhadas, que dão um acabamento perfeito. Finalizando com aplicação de vernizes ou pintura. Não podendo deixar de lado, a opção que se tem, de reciclar, reformar, transformar um móvel de madeira, dando à ele um novo estilo, deixando-o personalizado.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • tintas látex pva das cores de sua preferência
  • parafusos com buxas para fixar na parede
  • lixa de nº 120 própria para madeira
  • caixotes de madeira
  • verniz tingidor, da cor de sua preferência
  • pincel para aplicação da tinta e do verniz
  • tintas látex branco pva, para dar fundo
  • furadeira
  1. 1

    Você irá aprender agora, a confeccionar uma estante personalizada, utilizando caixotes de madeira. O primeiro passo, é definir o local onde ela será colocada, na parte interior ou exterior do ambiente. Faça um desenho de como deseja montá-lo na parede, para ficar mais fácil. Então, pegue as caixas de madeira, elas não precisam ser necessariamente do mesmo tamanho e lixe-as bem. Com isso você irá eliminar as imperfeições, fiapos, que ela possa conter. Depois, com o auxílio de um pano ou de um pincel seco, retire o pó.

  2. 2

    Aplique uma demão de látex branco PVA, no lado interior da peça. Espere secar, lixe bem suavemente e aplique uma outra demão de látex branco. Deixe secar. Escolha a cor que você irá pintar a parte interna das caixas. Você poderá, se quiser, pintar uma de cada cor, isso irá proporcionar um estilo personalizado. Mas tenha o cuidado escolherem as cores que combinem entre si.

  3. 3

    Dê a primeira demão com o látex colorido, deixe secar bem e aplique a segunda camada. Faça isso, em todas as peças, entes de montar sua estante. Na parte exterior da caixa, aplique, com cuidado, pra não manchar a parte interior, o verniz tingidor. Aplique quantas demãos forem necessárias, até atingir o tom que você deseja. Não se esquecendo de deixar secar, entre uma aplicação e outra.

  4. 4

    Chegou a hora de fixá-las na parede, considerando que existem duas opções de se realizar essa tarefa. Uma delas é fixá-las diretamente na parede e outra é cobrir toda a parede com madeira, dando à ela um acabamento diferenciado. Você poderá utilizar para este procedimento, madeira de forro ou ripas, que sobraram de construções, reformas e não serão mais utilizadas.

  5. 5

    Prepare-as da mesma maneira, com que foram preparadas as caixas, lixe-as bem e aplique as demãos de verniz tingidor, até que fiquem da mesma tonalidade das caixas. Então fixe-as na parede, com parafusos, condizentes com a espessura da madeira. Feito isso, é a hora de montar sua estante personalizada. Nela você poderá montar um jardim suspenso, tanto dentro, como fora de casa, guardar roupas, utilizar como sapateira, arrumar seus livros, arquivar documentos, enfim faça dela o que melhor lhe convier.

Dicas e AVISOS
  • A broca utilizada para furar a parede, deve ser da mesma medida do parafuso, à ser fixado na parede.
Comentários
blog comments powered by Disqus