» Dinheiro » Leis e Normas » Como fazer oficio

Como fazer oficio

Galeria
Como fazer oficio

Muitas pessoas ficam com algumas dúvidas quando precisam fazer um ofício, enquanto outras as vezes nem entendem direito o que é o ofício e quando ele precisa ser utilizado. Um ofício nada mais é do que um documento oficial que tem como principal objetivo comunicar algo. O ofício geralmente é utilizado em âmbito comercial, dentro de empresas, utilizado muito como comunicação interna. O documento é a garantia de que aquele conteúdo foi lido pelas pessoas que interessam e que também aquelas ordens ou determinações, se houver, serão respeitadas. O ofício é um documento oficial, e sua falsificação ou a modificação do conteúdo sem a devida autorização dos responsáveis pela informação pode gerar penas e processos judiciais.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer um ofício, primeiramente é necessário que seja definido que tipo de informações precisarão estar no papel. Existem diversos tipos de ofícios, e também os conteúdos dos mesmos acaba variando. Mas existem alguns elementos que devem estar presentes em qualquer ofício para que ele seja considerado oficial. Primeiramente, é necessário que ele seja timbrado, ou seja, que tenha uma logomarca específica da empresa que identifica de onde é aquele ofício. Geralmente as empresas possuem uma máquina de timbe, que funciona como uma espécie de carimbo com a logomarca da empresa.

  2. 2

    Outra informação fundamental que precisa constar nos ofícios é o número do comunicado que está sendo enviado. Porque para que o ofício realmente tenha um caráter oficial, ele precisa ser arquivado e guardado em uma determinada ordem. Além disso, os ofícios também precisam ficar em um determinado lugar onde as pessoas possam consultá-los. Por isso, é importante que se tenha uma numeração e também que se tenha a identificação da cidade e da data na qual ele foi emitido, que geralmente também conta na parte superior do ofício, mas também pode estar na parte inferior. O ofício também precisa conter uma assinatura ou nome da pessoa que é a responsável oficial pela informação.

  3. 3

    Com relação a linguagem que deve ser utilizada no ofício, ela deve ser muito parecida com a de uma carta formal. Ou seja, se evita a utilização de abreviações e gírias neste tipo de comunicado. Além disso, o ofício também é caracterizado por ser uma comunicação enxuta. Ou seja, ele precisa ser direto ao ponto e não pode ter rodeios. Portanto, sempre faça uma leitura do material antes de ser enviado e verifique se ele está claro e conciso. Assim, a comunicação será entendida facilmente por todos.

Comentários
blog comments powered by Disqus