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Como fazer oficio circular

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Como fazer oficio circular

O ofício circular é um documento que constitui a modalidade de correspondência oficial. São documentos expedidos apenas por órgãos públicos, e o ofício circular se difere do ofício comum, simplesmente por ser uma correspondência enviada para 2 ou mais órgãos públicos ao mesmo tempo. Trata-se de oficio BMF e CVM.

Dificuldade
Fácil
Instruções
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    Para se redigir um ofício circular, é necessário muito tato, fazendo com que em sua apresentação e redação, possuam características e qualidades de uma correspondência oficial ou pessoal. Existem algumas normas que fazem parte da composição de um ofício, que são as seguintes: o cabeçalho, geralmente no cabeçalho do ofício, conta com o timbre do órgão publico; logo mais abaixo fica o índice do ofício circular, onde consta o número do ofício seguido do ano em que foi redigido (exemplo: 01/2012); em seguida consta o nome do município do órgão expedidor do documento e a data em que o ofício circular foi redigido (exemplo: São Paulo, 6 de março de 2012.), onde o nome do mês sempre será em minúsculo, os dias de 1 a 9, jamais poderão ser precedidos pelo zero, e após o ano, sempre com ponto final, pois trata-se de uma frase nominal.

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    As margens de um ofício circular, já são definidas pelo cabeçalho padrão, onde possui 2,5 cm para a margem esquerda, e 2 cm para a margem direita. Em seguida é necessário informar o vocativo, entre o índice e o vocativo, são necessários de 2 a 4 espaços simples, o que vai depender do tamanho do texto que constituirá o ofício circular. Deve-se sempre iniciar com letra maiúscula, onde o vocativo adequado é "Senhor (a) Cliente:" sempre seguido de dois pontos.

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    O próximo passo é redigir o corpo do texto. Entre o vocativo e o corpo do texto, é recomendado 2 espaços simples. O corpo do texto conta com as informações da qual o órgão remetente deseja transmitir aos outros destinatários. Entre os parágrafos do corpo do texto, é utilizado o espaçamento de 6 pontos. Após a inserção do corpo do texto, utiliza-se um espaço simples e centralizado, para separar o corpo do texto do fechamento do ofício circular.

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    Os principais fechamentos utilizados são, "Atenciosamente", utilizados para autoridades de mesma hierarquia ou inferior, ou "Respeitosamente", utilizada para autoridades de hierarquia superior. Os fechamentos são sempre seguidos de vírgula, por serem advérbios. Do fechamento à assinatura, são utilizados 3 espaçamentos simples e centralizado. Entre o nome do signatário e o cargo ou função, são utilizados 2 espaços simples. Jamais se utiliza a anteposição de títulos profissionais, já que o signatário assina o documento em razão de seu cargo ou função.
    No rodapé do ofício circular, consta o destinatário, sendo desnecessário o uso de tratamentos (DD. – Digníssimo, por exemplo), sendo suficiente o pronome de tratamento Senhor(a). É necessário que o signatário assine ou rubrique cada oficio circular.

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