» Dinheiro » Carreiras » Como fazer organograma

Como fazer organograma

Galeria
Como fazer organograma

Um organograma é um tipo de gráfico ou diagrama geralmente utilizado para representar as relações hierárquicas dentro de uma organização.
Num diagrama convencional, disposto na vertical, o presidente de uma empresa, por exemplo, ocupa a primeira posição no topo do organograma. Dessa posição, saem os diretores e, das posições ocupadas pelos diretores, os gerentes, e assim por diante. Dessa forma, sabe-se que um gerente deve se reportar a um diretor, o qual, por sua vez, deve se reportar ao presidente.
No exército, o general ocuparia a primeira posição no organograma, seguido pelos coronéis, pelos majores, pelos capitães, e assim até o soldado.
Através do organograma, é possível visualizar graficamente a hierarquia dos cargos numa empresa ou, no exemplo do exército, o grau de importância de cada patente. O organograma tradicional dispõe essas informações verticalmente, mas também existem organogramas horizontais ou em outros formatos.
Aprenda agora, de fato, como fazer um organograma de forma eficaz utilizando o Word, Excel e muito mais.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para criar um organograma, um dos meios mais fáceis é utilizar o Microsoft Office Word ou pelo Excel que possui o mesmo processo, o processador de textos do pacote Office, da Microsoft. O Word oferece um assistente de criação de SmartArt muito prático e intuitivo. Para começar, clique no botão SmartArt, localizado no grupo Ilustrações (na guia Inserir, localizada na barra superior).

  2. 2

    Uma outra janela se abrirá, com várias opções de gráficos. Escolha a opção Hierarquia. Todas as sete opções são organogramas em diferentes formatos, sendo que a primeira delas é o organograma tradicional, disposto na vertical. Antes de tentar um modelo diferente, clique sobre ele para aprender como funciona o assistente.

    Uma caixa de imagem será inserida no seu documento. Onde está escrito [Texto] você pode clicar e substituir pelos cargos ou informações que deseja incluir.
    Para acrescentar novas caixas de texto (ou seja, novas posições hierárquicas), clique com o botão direito do mouse sobre a caixa de texto sob a qual você deseja acrescentar a nova e escolha a opção Adicionar forma depois. Por exemplo: se você deseja incluir um novo diretor, clique sobre a caixa de texto do presidente, e assim por diante.

  3. 3

    No entanto, usando a opção "Adiconar forma", é possível adicionar a nova posição hierárquica acima ou abaixo, dependendo de sua necessidade. Você também pode excluir caixas de texto desnecessárias selecionando-as e apertando o botão Delete no teclado, mas sempre das posições mais baixas para as mais altas.

    Uma vez que você tenha terminado seu organograma, você pode selecioná-lo e mudar cores e outras opções gráficas usando as abasFormatar e Design.

Comentários
blog comments powered by Disqus