» Moda » Moda e Estilo » Como fazer pão asmo

Como fazer pão asmo

Galeria
Como fazer pão asmo

Pão asmo ou ázimo como é tradicionalmente chamado, é uma espécie de pão assado sem adição de fermento, feito unicamente com farinha de trigo ou de outros cereais como cevada, centeio, aveia e água. A da massa não deve exceder 15 minutos de levedura para garantir que a ela não fermente. De acordo com a tradição cristã e também judaica, esta espécie de pão também foi feita pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, pois era mais rápido confeccionar devido a não necessitar de muito tempo de fermentação. Hoje em dia, faz parte obrigatória do menu de Páscoa judaica. Como houve proibição de uso de farinha convencional, durante a preparação deste pão, os judeus somente usam farinha de pão asmo que é o vulgar asmo moído.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:

    500 G de farinha de trigo ou asmo moído
    Água na temperatura ambiente
    1 Colher de sopa bem cheia de açúcar
    1 Colher de sopa rasa de sal grosso
    1 Xícara pequena de azeite de oliva




  2. 2

    Preparação:

    Misture os 500 gramas de farinha ou de asmo moído com a água à temperatura ambiente e envolva com a ajuda de uma colher para que fique uma massa fina e macia.
    Quando a massa estiver homogênea, coloque ela num saco de plástico e deixe-a repousar cerca de 15 minutos (não mais, pois passado esse tempo inicia a levedura) com o saco bem fechado para não secar.
    Ao fim desse tempo, vá tirando pequenas partes de massa e estique elas com a ajuda de um rolo para massas, até que ela fique o mais fino que conseguir.
    Tenha atenção para não deixar ressecar a massa que ainda está dentro do saco, pois uma vez seca, não dá para fazer o pão.
    Coloque a massa já esticada dentro da forma e com a ajuda da base desta dê nela uma esticada. Tente sempre que ela mesmo depois de esticada tenha um aspeto arredondado.

    Continuando com a base da forma, coloque a massa em uma chapa bem quente e com a ajuda de um garfo, pique ela para garantir que não ganha bolhas de ar.
    Apesar do pão ser feito em uma chapa bem quente, não coloque o fogo muito alto, pois coze o pão só nas partes de fora e acaba por grudar na chapa.
    Após uns minutos, vire a massa para que ela coza do outro lado. Continue virando até que o pão fique como desejado (mais ou menos tostado).
    Retire da chapa o pão já cozido e assim estará pronto a servir.



Comentários
blog comments powered by Disqus