» Alimentos » Receitas » Como fazer patchwork

Como fazer patchwork

Galeria
Como fazer patchwork

A tradução da palavra patchwork é “trabalho com retalho”. Tal técnica surgiu no século XVII, na América e no Canadá, diante da falta de cortes de tecido onde houve a utilização dos retalhos, pelos colonizados. Dessa forma, conclui-se de se tratar da união de uma porção de pedaços de tecidos na confecção de objetos. Esta união é feita através da costura chamada "quilt". Por fim, cumpre ressaltar um elemento de fundamental importância para a obtenção de resultados satisfatórios, qual seja, o conhecimento sobre as tonalidades. A harmonia entre as cores constitui a peça chave para que o trabalho seja apreciado.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • tecido de boa qualidade para a confecção do patchwork, cumpre ressaltar que os tecidos de algodão são os que concedem melhor resultado; um segundo tecido, que será utilizado na parte inferior do trabalho; manta acrílica (para trabalhos delicados sugere-se o uso de manta com espessura menos, enquanto que para os trabalhos mais pesados é conveniente o uso de manta de maior espessura); linha de boa qualidade e de cor neutra, preferencialmente as compostas de 100% de algodão; linha de náilon.
  1. 1

    O primeiro passo a ser realizado refere-se à necessidade de que os tecidos sejam lavados e, posteriormente, passados, antes de se começar a trabalhar com os retalhos. Em segundo lugar, vale ressaltar que os pontos utilizados no patchwork feito à mão devem sempre ser feitos na direção de quem está costurando, ou seja, de fora para dentro. Uma dica importante e que influência no resultado final relacionam-se aos pontos, que devem ser pequenos.

  2. 2

    Para realizar o corte dos tecidos será necessário o molde escolhido e tesoura. Com relação à utilização do molde, cumpre aconselhar que seja fixado com alfinete na hora do corte, evitando-se, dessa forma, que o tecido se mova. As figuras devem ser cortadas, respeitando sempre uma folga de aproximadamente 1cm ao redor dos recortes. Esta folga se justifica uma vez que o tecido e o molde serão fixados juntos no trabalho e, assim, o molde não ficará a vista. A barra excedente de 1cm deverá ser dobrada e, em seguida, será afixada com um nó e posterior alinhave. Dessa forma, serão costurados o molde e o tecido.

  3. 3

    A partir de agora deve se alinhavar o restante do tecido, acompanhando sempre as bordas do molde. Não esqueça que os cantos estão dobrados e merecem especial atenção para que fiquem fixados adequadamente. Isto feito, retira-se os alfinetes utilizados para fixar o molde. Este procedimento deve ser feito com todos os moldes e retalhos. Por fim, quando todos os retalhos estiverem unidos, o conjunto deverá ser virado do avesso e retirado todos os alinhavos, com muita cautela para que não prejudique o trabalho. Agora serão retirados os moldes, com a mesma cautela anteriormente aconselhada. Para finalizar, deve ser o objeto final passado a ferro, sempre do avesso. Por fim, deverá ser o conjunto recheado com a manta acrílica escolhida.

Comentários
blog comments powered by Disqus