» Alimentos » Receitas » Como fazer pimenta em conserva

Como fazer pimenta em conserva

Galeria
Como fazer pimenta em conserva

A pimenta é um fruto de uma planta muito apreciado na culinária, seja para consumo in natura, como condimentos ou na forma de conserva. Pelo seu sabor picante, a pimenta é muito apreciada para acompanhamento de vários pratos, e foi descoberto pela ciência que contém substâncias boas para a saúde.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer conserva de pimentas, você pode usar vários tipos: pimenta preta, dedo-de-moça, pimenta do reino, malagueta, pimenta-de-bode, comari, pimenta de cheiro e muitas outras, sozinhas ou misturadas no mesmo pote.

    Para começar a fazer a pimenta em conserva é necessário um pote de vidro, com a tampa hermética e todo o pote devidamente esterilizado, para que possíveis bactérias não interfiram no processo de conservação.
    Primeiramente lave o pote, que pode ser aproveitado de maionese, doces ou comprado, com água e sabão ou detergente. Forre o fundo de uma panela com um pano limpo e coloque o vidro para ferver por 15 minutos, começando a contar o tempo quando levantar fervura, e quando faltar 5 minutos, coloque a tampa para ferver junto, deixe esfriar um pouco e coloque para secar naturalmente evitando pegar no pote. Esse processo pode ser feito no microondas, colocando o pote de vidro para ferver com água por 3 minutos.

  2. 2

    Características dos ingredientes:
    Vinagre: A acidez usada deve ser de 4 a 6%, e preferencialmente o branco
    Sal: Evite o sal iodado e de mesa, prefira sal marinho ou limpo.
    Álcool e Pinga: Coloque uma colher nas conservas para que fique mais picante
    Ervas e especiarias: para um toque especial coloque tomilho, manjericão, gengibre, louro, salsinha, cebolinha, semente de mostarda, e outras.
    Branqueamento: Para branquear a pimenta, o processo é bem simples, coloque os vegetais em água fervendo, deixe por 20 segundos e coloque imediatamente na água gelada.

  3. 3

    Pimenta no Azeite
    Retire as sementes, veias e talo das pimentas selecionadas, frite 1 dente de alho picado em um fio de azeite extra virgem tomando cuidado para não queimar. Coloque as pimentas e o alho no pote deixando um espaço de 2 cm (aproximadamente um dedo). Esquente uma xícara de azeite a aproximadamente 300° e despeje no centro das pimentas até ficar aproximadamente 0,5 cm. Tampe o pote, espere esfriar e conserve na geladeira.

    Pimenta no Conhaque
    Branqueie as pimentas, corte longitudinalmente cada pimenta, deixando o talo para melhor manipulação, encha o vidro e espalhe açúcar por cima e complete o vidro com conhaque. Deixe descansar por 15 a 30 dias em local seco e fresco, invertendo a cada dois dias. Depois de aberto, conserve na geladeira.

    Pimenta no Vinagre
    Branqueie as pimentas. Faça uma calda com 2 copos de vinagre branco de arroz ou maçã, uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sopa de sal. Coloque as pimentas no pote, coloque a calda por cima e deixe esfriar. Conserve na geladeira.

Dicas e AVISOS
  • Nunca coloque objetos metálicos no micro-ondas, ferva a tampa do pote no fogão.
Comentários
blog comments powered by Disqus