» Hobby » Mais » Como fazer pintura abstrata

Como fazer pintura abstrata

Galeria
Como fazer pintura abstrata

O universo da pintura é uma linguagem muito rica dentro das diversas existentes nas artes visuais. Juntamente com o desenho a pintura é uma das formas de arte mais antigas da humanidade e certamente por isso apresenta diversas possibilidades diferentes de ser executada.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Uma das formas de expressão do artista através da pintura é a arte abstrata, pintura abstrata ou abstracionismo. Ainda que haja relatos e exemplos de pinturas abstratas desde a antiguidade da humanidade não se pensava na pintura abstrata como uma forma de expressão artística que tivesse um fim em si, essa realidade mudou no início do século XX com o advento de um movimento artístico que tomou para si a pintura abstrata como uma forma de expressão estética.
    Ainda que para muitos pareça complicado trabalhar com pintura abstrata, fazer uma pintura abstrata pode ser mais simples do que você imagina, ainda que também possa ser extremamente complexo. Isto porque depende de qual seu objetivo com aquela pintura.
    Se o seu objetivo com a pintura abstrata é a decoração, fazer um quadro para enfeitar algum ambiente o que você precisa saber para fazer uma boa pintura abstrata é um pouco sobre teoria de combinação de cores, para conseguir harmonizar as cores das tintas com o ambiente.
    Procure ler um pouco sobre cores complementares e veja quais as cores que se sobressaem no ambiente para escolher as suas tintas. A pintura abstrata pode ser feita com tinta a óleo, com tinta acrílica e até mesmo com aquarela ou guache, tudo do resultado que você quer obter.
    Um ponto importante é saber como ocupar corretamente o campo de trabalho, ou seja, a sua tela, equilibrando os elementos dentro deste espaço de forma a compor um trabalho harmônico. A forma mais simples de se fazer isso é utilizando elementos equivalentes em lados opostos, sempre lembrando que tudo o que esta a esquerda e em cima chama mais atenção.
    Alterne entre cores claras e escuras, atentando para o fato de que as cores claras chamas mais atenção que as escuras e isso deve ser considerado para que se consiga uma boa composição. Não busque desenvolver formas, trabalhe diferentes formas de aplicar a tinta, com pinceladas, espátula ou mesmo com as mãos, de forma que você consiga atingir o seu objetivo.
    Agora, se o seu objetivo é desenvolver uma pintura abstrata como forma de expressão artística é importante ter em mente que tanto as cores, como a forma de aplicar a tinta sobre a tela ou papel devem ser determinadas por sua vontade e pela sua relação sensível com aquele trabalho, que irá se estabelecendo com muita prática e reflexão.

Comentários
blog comments powered by Disqus