» Hobby » Artes e Entretenimento » Como fazer pintura com cal

Como fazer pintura com cal

Galeria
Como fazer pintura com cal

A pintura com cal é muito utilizada na construção e civil e em reformas. A maior vantagem da pintura com cal do que da pintura com tinta comum de parede é que a cal tem um valor de mercado muito menor, assim possibilita que seja feita pintura de grandes áreas por um preço muito menor do que seria caso fosse utilizada uma tinta comum.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Além disso encontrar o cal é muito fácil, estando disponível em qualquer loja de materiais de construção e similares. A única questão importante é que você observe, ao comprar, se o cal que você está comprando pode ser utilizada para a pintura, sendo que o cal de pintura é muito mais fina que os outros tipos de cal. Existe uma forma simples de verificar se o cal é ideal para pintura, tendo em vista que isso estará descrito no próprio rótulo da embalagem.
    A pintura com cal tem a vantagem de poder ser utilizada em superfícies que ainda se encontram em processo de secagem por ser uma técnica de pintura altamente porosa que permite que com a ventilação o espaço seque aos poucos.
    Existem diversas misturas que você poderá fazer para pintar com o cal, sendo que a mistura básica consiste em combinar o cal com água. Mas para obter melhores resultados são utilizados diversos aditivos na mistura.

  2. 2

    Uma boa receita para pintar com o cal é a seguintes:

    -1 saco de cal para pintura (8kg)
    -16 litros de água
    -8 colheres (de sopa) de óleo de linhaça ou tungue
    -1 lata de 1/4 de galão (900ml) de cola branca

  3. 3

    Modo de preparo:

    Você deverá colocar em um recipiente grande 6 litros de água, adicionando o conteúdo inteiro de um saco de cal para pintura. Esta mistura deverá então ser misturada com o uso de um bastão até que a cal se incorpore à água. Pegue a cola branca e mistura em 8 litros de água em outro recipiente, juntando depois esta cola com água na cal e utilizando como catalizador da mistura o óleo.
    Você poderá controlar qual a viscosidade que deseja em sua pintura colocando mais ou menos água, de acordo com a forma que deseja trabalhar.
    Quando se pinta com a cal devem ser feitas ao menos duas demãos, sendo que é necessário um intervalo de no mínimo 24 horas entre uma e outra para garantir a secagem. Com o pó xadrez você poderá acrescentar cor à sua tinta feita à base de cal.

Comentários
blog comments powered by Disqus