» Hobby » Artes e Entretenimento » Como fazer pintura eletrostatica

Como fazer pintura eletrostatica

Galeria
Como fazer pintura eletrostatica

Utilizada em peças metálicas que precisam de alto acabamento e proteção, a pintura eletrostática surgiu na década de 1950, e utilizava apenas uma mistura seca de resina sólida e pigmentos.
Sua aplicação consiste em inserir junto à tinta em pó, uma carga elétrica oposta que faz com que a tinta se fixe na peça. Em seguida a peça é levada a uma estufa onde é feito a cura e secagem da camada de tinta. A pintura eletrostática permite que a peça mantenha sua flexibilidade, sem comprometer a pintura. Esta técnica é aplicada, por exemplo, em molas de motos.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Compressor de ar, mangueira, pistola de ar, estufa de sacagem.
  1. 1

    Para fazer a aplicação deste tipo de pintura, existem vários tipos de pistolas que são usadas em compressores de ar, cada uma com sua determinada finalidade. As pistolas devem ser escolhidas de acordo com a peça que será pintada, levando em consideração a área do objeto.
    As opções de pistolas são com e sem caneca, pistolas para tanques de pressão, além de pistolas automáticas e pistolas para pintura eletrostática líquida. Em usos residenciais, o ideal são as pistolas de ar direto, próprias para compressores portáteis.

  2. 2

    Junto às pistolas, são utilizados outros equipamentos, como a mangueira para pintura através de ar comprimido ou tinta; Filtro para remover as impurezas que vem junto com a tinta; E regulador, para controlar a pressão do compressor de ar.
    Além destes equipamentos básicos, dependendo do local onde será realizada a pintura eletrostática, há de ser necessária a utilização de secadores, que removem a umidade do ar, evitando assim a deterioração das ferramentas de aplicação, além de remover as impurezas do ar causadas pelo vapor de água condensado.

    Caso a área pintada seja extensa, pode ser utilizado tanques de pintura, que agilizam o trabalho, evitando ter de recarregar constantemente a tinta. Para a finalização, é necessária uma estufa, onde a tinta possa receber a cura e secagem através do calor.

  3. 3

    A pintura eletrostática pode ser aplicada em vários tipos de superfície metálica, como alumínios, esquadrias, painéis elétricos, e telhas galvanizadas.
    Além dos benefícios de fácil aplicação em áreas difíceis de serem cobertas numa pintura comum, e a ótima qualidade de acabamento, outro fator positivo da pintura eletrostática, é que este sistema de pintura é totalmente ecológico, já que a tinta não recebe qualquer tipo de solvente. Neste método também não há desperdício de tinta, podendo através de cabines de pintura, reaproveitar o excesso de pó, usando assim o material ao máximo.

Comentários
blog comments powered by Disqus