» Hobby » Artes e Entretenimento » Como fazer pintura em gesso

Como fazer pintura em gesso

Galeria
Como fazer pintura em gesso

Fazer pintura em gesso é um procedimento simples, mas que requer alguns cuidados, dicas e, principalmente, concentração e dedicação durante o processo – caso contrário, o trabalho terá um resultado insatisfatório.
Para pintar gesso é recomendado tintas a base de látex, pois além de durável, essa tinta confere um bom deslizamento quando aplicada pela peça – o que facilita o trabalho e o resultado fica melhor.
Também é importante saber que o gesso deve ser de boa qualidade e que deve estar totalmente seco e com a superfície lisa para que a pintura fique perfeita.
Outra coisa importante é forrar os móveis que serão usados como suporte para pintar o gesso. A melhor opção é usar papel jornal para forrar mesas e o chão.
Por fim, ao seguir os passos de Como Pintura em Gesso e praticar muito, os resultados serão lindas peças pintadas para decorar toda a casa ou até ser oferecida como presente para pessoas queridas!

Instruções

Coisas que você precisa

  • escultura em gesso, tinta látex ou especial para gesso, pincéis diversos, lixas nº 150, papel jornal, recepiente plástico, água
  1. 1

    Coloque a escultura escolhida sobre um papel jornal e lixe-a totalmente de forma suave, mas que a escultura fique com a superfície lisa.

  2. 2

    Com um pincel de cerdas macias, limpe a poeira do gesso lixado que ficou impregnada na peça. Cuidado para não usar um pincel que arranhe o gesso da escultura!

  3. 3

    Em um recipiente, de preferência plástico, coloque cerca de 20 ml de água limpa e em seguida adicione a tinta. Não use recipientes metálicos, pois estes podem reagir com a tinta, estragando-a ou alterando sua cor e textura.

  4. 4

    Com pincéis de tamanhos adequados, passe a primeira mão de tinta sobre a peça de gesso. Aguarde secar totalmente.

  5. 5

    Depois que a primeira mão de tinta estiver seca, dê uma leve lixada na escultura novamente, mas de forma que a pintura não sofra desgastes, pois esse processo é apenas para polir a escultura. Deixe secar.

  6. 6

    Com a peça seca novamente, corrija possíveis falhas que restaram na primeira mão da pintura. Se a peça estiver com buracos, pode ser usada massa corrida para consertá-los.

  7. 7

    Aplique, agora, duas mãos de tinta, aguardando que a peça seque entre esses dois processos de pintura. Deixe secar novamente

  8. 8

    Revise a pintura da peça e faça as correções necessárias. Deixe a escultura secar bem para colocá-la sobre móveis ou para guardá-la.

Comentários
blog comments powered by Disqus