» Hobby » Artes e Entretenimento » Como fazer pintura em pano de prato

Como fazer pintura em pano de prato

Galeria
Como fazer pintura em pano de prato

A pintura começou a ser feita ainda na pré-história pelos homens das cavernas, as pinturas mais antigas receberam o nome de Arte Rupestre, e são datadas de 40.000 A.C., elas eram gravadas nas paredes e tetos das cavernas. De acordo com historiadores, os primeiros artistas dessa época surgiram entre os caçadores, que retratavam os seus desejos e caçadas. A pintura pode ser representada tanto por imagens quanto por figuras abstratas, diversas correntes foram formadas com o passar do tempo, como o realismo, impressionismo, entre outras. Uma das formas mais usadas é a pintura em objetos decorativos como vasos, quadros e ate mesmo no pano de prato.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Pincel
  • Molde do desenho que será usado
  • Tinta para tecidos
  • Paleta para tinta
  • Pano de prato
  • Pedaços de tecidos
  • Base de madeira para apoiar o tecido
  • Copos com água
  • Lápis
  1. 1

    Personalize o seu pano de prato
    O primeiro passo para personalizar os seus panos de prato é escolher o tema que será retratado neles, os mais usados são os de frutas, como maçãs, peras entre outras, os dias da semana também são usados. A tinta que será usada deve ser apropriada para a pintura de tecido. O linho e o algodão são os tipos de tecidos mais recomendados, os pincéis deveram ser escolhidos de acordo com o traço pretendido, caso ele seja mais fino, as cerdas do pincel deverão ser mais finas.

  2. 2

    Materiais
    Tinta para tecidos
    Pincel
    Molde do desenho que será usado
    Pano de prato
    Base de madeira para apoiar o tecido
    Lápis
    Paleta para tinta
    Copos com água
    Pedaços de tecidos

    Como fazer
    Escolha o risco de desenho que deseja, ele será o molde da sua pintura, o ideal são os mais simples para facilitar o trabalho na hora da pintura.
    Prenda o tecido na base de madeira e faça o risco do desenho escolhido, use o lápis para executar essa etapa, a posição fica ao seu critério.
    Separe as tintas que serão usadas e coloque na paleta para tinta, deixe sempre no mínimo dois copos de água próximo ao local da pintura para fazer a troca das cores. Comece a pintura pelos objetos que estão no plano de fundo, ou seja, se o seu desenho tiver frutas sobrepostas comece pelas frutas que estão por baixo.
    Faça todo o contorno do desenho para facilitar o trabalho, esse contorno pode ser feito também com uma caneta própria para tecido, ao trocar de tinta utilize os copos com água para tirar a tinta anterior, dessa forma a pintura não corre o risco de ficar borrada, não coloque muita tinta no pincel.
    Use pedaços de tecidos limpos para limpar os pingos de tintas que caírem no chão, e para enxugar os pincéis.
    Termine a pintura de deixe secar sem tirar a base de madeira.

Dicas e AVISOS
  • As tintas são tóxicas, portanto mantenha as embalagens fora do alcance das crianças e animais domésticos.
Comentários
blog comments powered by Disqus