» Hobby » Artes e Entretenimento » Como fazer pintura flake

Como fazer pintura flake

Galeria
Como fazer pintura flake

A pintura é uma forma de expressão desde os tempos da caverna, sendo a primeira forma de passar cultura de geração à geração e, portanto, de conseguir perpetuar as informações e uma dada época. Sendo assim, ela não é somente um gosto pessoal, mas também uma expressão individual da própria pessoa que se utilizou da pintura. É desta maneira que pintar um carro também se transforma em uma maneira de mostrar algo interno e individual ao coletivo, à sociedade.
Das diferentes formas de pintura, a pintura flake tem se destacado por apresentar um aspecto diferente das demais, como seu brilho e a sensação de profundidade dada pelo verniz aplicado, que simula uma substância parecida com vidro. Com a nova onda de carros tunados, o brilho na pintura se tornou mais uma maneira de ser percebido e mesmo carros sem tunning utilizam deste artifício para demonstrar imponência.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Verniz Flake
  • tinta base
  • Pistola de tinta
  • Panos
  1. 1

    Separe todos os materiais que serão utilizados, como a tinta, o pó de alumínio, que será adicionado depois da tinta, ou até mesmo a tinta já pronta e misturada, para se aplicar diretamente, assim como é necessário ter em mãos a tinta que servirá como base para a aplicação flake e o material para a aplicação, como a pistola de pressão de ar. Além destes materiais, também deve-se ter já em mãos os materiais para isolar as partes que não devem ser atingidas pela pintura, como jornais, panos ou qualquer tipo de papel que pode ser utilizado para tal fim. Não ter esses materiais em mãos podem levar a complicações no decorrer do processo de pintura, pois cada material aplicado necessita do outro.

  2. 2

    Aplique primeiramente a tinta base, que servirá para aplicar-se, após, a tinta com flake. É recomendável que a base seja PU (poliuretano), pois é totalmente compatível com a pintura flake. É recomendável esperar o tempo de secamento indicado pelo fabricante.

  3. 3

    Aplique a tinta flake após a tinta base após esperar o tempo de secamento adequado. Caso não seja respeitado o tempo adequado de cada secamento, a pintura pode perder brilho, podem ocorrer chupamentos e mapeamento. Portanto, o tempo indicado por especialista de 48 horas deve ser respeitado para haver um bom produto final.

  4. 4

    Caso se faça necessário mais aplicações de verniz flake para efeito mais profundo, é recomendável passar um lixa nº1200 antes de cada reaplicação.

Dicas e AVISOS
  • Separe os materiais antes da aplicação
  • Caso não tenha feito algum passo corretamente, procure uma oficina para desfazer a pintura e refazê-la conforme o desejado
Comentários
blog comments powered by Disqus