» Hobby » Artes e Entretenimento » Como fazer pintura gestual

Como fazer pintura gestual

Galeria
Como fazer pintura gestual

No mundo da pintura e das expressões artísticas, alguns termos usuais acabaram por adquirir os seus próprios significados de acordo com o uso que foi sendo feito.
Um dos termos muito utilizados tanto na pintura como no desenho, mas que é muitas vezes mal compreendido, é o termo gestual.
Compreenda mais sobre o que é a pintura e o desenho gestual e saiba como utilizar a gestualidade em sua prática artística.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O gesto primordial, a relação que é estabelecida entre o artista e o papel é fundamental para o desenvolvimento de qualquer trabalho artístico. A maioria das pessoas é altamente castrada de sua capacidade artística em função da realidade em que vivemos e a gestualidade é uma forma de se promover a libertação desta prisão e soltar o desenho e a pintura de qualquer pessoa que se empenhe e se interesse em fazê-lo.
    Por isso o primeiro passo é compreender que a pintura gestual não busca uma técnica retilínea e concreta, uma técnica em si que esquadrinha o papel buscando estabelecer parâmetros para a execução do desenho. Na pintura gestual busca-se a liberdade da expressão do elemento no papel.

  2. 2

    Para compreender a pintura gestual será necessário começar com o desenho. Escolha um objeto, situação ou mesmo um modelo vivo e tente, utilizando um lápis ou giz, com linhas contínuas, sem tirar do papel seu lápis, compreender esta forma.
    O traçado deve ser irregular e sem normas, de cima para baixo, de um lado para o outro, evitando desenhar as bordas, trabalhando o seu gesto, a sua atitude com o papel.

  3. 3

    Tendo apreendido o suficiente da forma você poderá então olhar para o seu desenho de forma tranquila e paciente e compreender as relações dele com a forma, podendo então traçar os seus contornos e até se trabalhar nos detalhes.

  4. 4

    Com a experiência do desenho você poderá reproduzir este mesmo modo de fazer utilizando um pincel e a tinta ao invés do lápis. Para isso é interessante escolher uma tinta de uma cor só para o primeiro momento, podendo em seguida gestualizar novamente sobre o primeiro trabalho com outra cor que seja contrastante com a primeira que você trabalhou.

  5. 5

    Você poderá finalizar a sua pintura gestual trabalhando em detalhes e elementos utilizando para isso, inclusive, outras técnicas que podem conviver muito bem com o gestual, conseguindo um trabalho muito mais rico.
    Finalize o seu trabalho com um verniz fosco ou brilhante, conforme o objetivo do trabalho.

Comentários
blog comments powered by Disqus