» Hobby » Artes e Entretenimento » Como fazer pintura infantil

Como fazer pintura infantil

Galeria
Como fazer pintura infantil

Crianças são muito ativas por natureza. São novos seres recém descobrindo o mundo e, por tanto, precisam além do carinho dos pais e familiares de uma boa instrução. Quando se fala em boa instrução e educação não significa somente levar à escola.
A educação de uma criança para ser completa precisa ir muito além do abecedário, da linguagem falada e escrita e da matemática e outras matérias escolares. E a arte é uma forma de educação, tanto sentimental quando de habilidade.
A pintura desenvolve a criatividade e trabalha a parte emocional das crianças, permitindo que elas se auto-expressem de forma a liberar seus sentimentos e idéias e ainda assim gerar obras de arte.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Tintas guache, folha A4 ou cartolina, pincéis (opcional), copo com água.
  1. 1

    Em primeiro lugar tenha todas as tintas à mão e muito jornal ou folhas que possam ser usadas para forrar o local onde será feita a pintura. Feito isso deixe à disposição da criança pincéis e um copo com água limpa. De preferência utilize um copo adequado só para a pintura, como potes velhos de iogurte ou requeijão bem lavados.

  2. 2

    Feito isso, tenha à disposição as folhas adequadas. Você pode dar à criança folhas A4 simples e tinta guache, que é o mais indicado para crianças pequenas, pois caso se sujem ou sujem algo, este tipo de tinta é fácil de remover.

  3. 3

    Deixe a criança liberar sua criatividade. Compre livros ou explique você mesmo como misturar as cores. Ter uma palheta à mão também é bom, apesar de não ser absolutamente necessário. Você pode também improvisar uma palheta com um pedaço de isopor bem lavado, onde as tintas poderão ser misturadas.

  4. 4

    Há ainda uma outra alternativa aos pinceis, que é a pintura a dedo. É muito divertido e não dá tanta sujeira quanto se imagina.
    Em suma, as crianças desde cedo devem ter o direito de se auto-expressar.
    É uma forma de terapia para crianças muito agitadas, e inlusive é usado como tal em abrigos.

  5. 5

    O estudo da pintura, fazendo-se a interpretação também é interessante. Pode-se trabalhar dessa maneira com crianças do ensino fundamental. Ou simplesmente incentivá-las a fazer isso em casa.

Dicas e AVISOS
  • Compre tintas fáceis de lavar e forre bem o local onde vai ser feita a pintura com jornal, para evitar que a mobília e roupas manchem.
  • Aquarela é outra boa sugestão de tinta.
  • Não deixe crianças muito pequenas mexerem com tinta, pois podem querer engolir.
Comentários
blog comments powered by Disqus