» Hobby » Artes e Entretenimento » Como fazer pintura metálica

Como fazer pintura metálica

Galeria
Como fazer pintura metálica

A pintura metalizada é comumente utilizada em superfícies de automóveis, pois sua característica principal é aumentar o brilho e exaltar contornos do automóvel.
A realização da pintura se dá com a aplicação de uma camada de laca, uma especie de resina que ajuda na aderência da tinta; após a secagem deve-se aplicar a tinta metalizada em toda a superfície por igual, para isso é recomendável que se utilize pistolas de pintura, que tem como característica principal a aplicação da tinta por igual na superfície.
Após a secagem da segunda etapa da pintura, deve-se utilizar um verniz que reforçará o brilho e trará proteção contra riscos e arranhões no automóvel.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Luvas, óculos de proteção, máscara de pintura, pincéis, pistola de pintura, vernizes, lixas, tinhas metálicas.
  1. 1

    O primeiro passo é reunir todas as ferramentas que serão utilizadas no processo de pintura.
    Você vai precisar de pincéis específicos para tintas automotivas, uma pistola de pintura, além de lixas (nº 250 a 900) e é claro a tinta que pode ser vendida em sprays, latas pequenas (para retoques) e baldes de 1 litro.

  2. 2

    Antes de começar a pintura propriamente dita, deve-se observar se a superfície na qual será aplicada a tinta está plana. Para isso pode-se utilizar as mãos, passando-as bem lentamente por todo o material; caso identifique alguma imperfeição, como bolhas ou riscos, você terá que utilizar as lixas, citadas no passo 1.
    As lixas de menor número (nº 250 por exemplo) são mais robustas e as com numeração maior (nº 800 por exemplo) são recomendadas para dar um acabamento final.
    Após deixar a superfície pronta, no caso de um retoque na pintura, deve-se selecionar a tinha e o modo como esta será
    aplicada. Os retoques normalmente podem ser feitos com pincéis pequenos ou latas de spray, que dispensam aplicadores. Para que a faixa de tinta seja "borrifada" uniformemente sobre a superfície, o aplicador deve, ao apertar o gatilho da lata de spray, movimentar a mão com uma velocidade constante, mantendo uma linha imaginária na superfície e direcionando o jato de tinta por toda a área a ser retocada.

  3. 3

    Para aplicações em superfícies "cruas" que nunca receberam tinta, pode-se aplicar a laca diretamente e esperar secar; a secagem demora 24 horas e não deve-se utilizar nenhum tipo de elemento que acelere o processo (ventiladores ou ambientes expostos ao sol) a tinta deve secar sozinha.
    A segunda aplicação é a tinta metalizada propriamente dita, a qual pode ser aplicada com pincéis uniformemente pela superfície ou com pistolas de tinta. A dificuldade é bem grande e uma pessoa que não está habituada pode não obter o resultado desejado logo na primeira pintura.
    A aplicação com pistolas de tinta é mais utilizada por profissionais pois espalha por igual o produto na lataria do automóvel; um cuidado que deve-se tomar é utilizar luvas, além de máscara e óculos de proteção, pois os produtos são muitas vezes tóxicos e podem causar acidentes graves.
    O aplicador deve posicionar o bico da pistola para a superfície, a uma distância de aproximadamente 20 cm; ao apertar o gatilho, o movimento da mão deve ser sincronizado com o direcionamento do jato de tinta; assim, a pintura não ficará com bolhas ou excessos de tinta em algumas regiões. Após aplicar em toda a superfície, é aconselhável que o aplicador observe, a uma distância de 2 a 5 metros, como está distribuída a tinta na superfície, a fim de notar "falhas" como tonalidades mais fortes ou fracas em determinados pontos da superfície.

  4. 4

    A secagem da tinta metálica deve se dar naturalmente, respeitando o tempo determinado pelo fabricante para tal processo.
    Após isso, o passo final é a aplicação do verniz que trará maior brilho a superfície do objeto (ou a lataria, no caso de um automóvel). Este verniz é comumente diluído com thinner, pois o produto sozinho pode atacar a pintura (produto corrosivo).
    A dosagem é especificada pelo fabricante, normalmente encontrada no verso da lata.
    A aplicação deve ser realizada como feita com a tinta e a laca; a secagem deve ser natural e longe da exposição solar.
    Para garantir melhor resultado, se possível procure ajuda de profissionais de pintura em automóveis para obter outras dicas de como utilizar as tintas e como aplicar a mesma.

Dicas e AVISOS
  • As tintas e vernizes podem ser corrosivos, tenha cuidado no manuseio e aplicação.
Comentários
blog comments powered by Disqus