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Como fazer planejamento estratégico

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Como fazer planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um conjunto de estratégias que definem o propósito da empresa ou organização, como Objetivos, Valores, Missão, Metas, Ações e Estratégias, para direcionar os recursos e delimitar a área de atuação da empresa.
Visa, principalmente, o fortalecimento da instituição e o seu crescimento.

Dificuldade
Fácil
Instruções
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    O Planejamento Estratégico traz benefícios para a empresa como o melhoramento da comunicação, aumento na agilidade e na capacidade da gerencia de tomar decisões, consciência coletiva das diretrizes da empresa, visão de parceria e conjunto, melhora o relacionamento pessoal externa e internamente, facilita a adoção de programas de qualidade e dá uma direção única e organizada a todos os funcionários.
    Primeiramente defina os valores da empresa. Da mesma forma que os valores humanos como ética, respeito ao próximo e outros, os valores da empresa precisam ser definidos e serem coerentes com os clientes e a necessidade da empresa.

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    Com o projeto em mente, defina os campos de oportunidade de crescimento, e uma estratégia clara para seguir em frente, isso é chamado de missão.
    A missão nada mais é que o objetivo da empresa, por qual motivo ela foi criada e o que ela planeja oferecer para a sociedade. Uma forma de fazer a missão da empresa é desenhá-la em um pedaço de guardanapo, pois se ela não é entendida neste pequeno pedaço de papel não adiantar fazer em trinta páginas.
    Com a definição da missão, automaticamente já se define a visão da empresa, que é o norte, para onde a empresa deseja caminhar e suas metas, olhando de uma forma futurista, a partir de um espaço de tempo, respondendo a pergunta “Onde a empresa estará daqui 10, 20 ou 30 anos?”. Nessa etapa é importante focar em metas realistas e alcançáveis.
    Com os três pilares empresariais claros (missão, valores e visão), é possível fazer uma análise financeira do negócio, com demonstrativo de lucratividade, balanço de patrimônio, fluxo de caixa, orçamento e cotação de fornecedores das matérias-primas necessárias.

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    O próximo passo, é conhecer o ambiente em que a empresa está inserida, tanto o interno, que é a própria instituição, como o externo, que são as empresas que já oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço.
    O estudo de clientes é importante, para saber qual é a necessidade e qual a melhor forma de supri-la. É um processo de identificação das ameaças, das oportunidades, forças e fraquezas que afetam que a missão seja cumprida.
    Depois disso, é preciso fazer uma revisão da missão levando em conta os aspectos críticos da produção, para definição de objetivos institucionais, intermediários e departamentais.
    Com isso, poderá se definir as estratégias, que consiste no conjunto de ações que possibilitará que os objetivos e propósitos organizacionais sejam realizados, de acordo com os pontos fortes e fracos da empresa.

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