» Hobby » Artes e Entretenimento » Como fazer playback

Como fazer playback

Galeria
Como fazer playback

O Playback é basicamente uma trilha sonora sem a voz do cantor e é usada por muitos cantores que não tem a possibilidade de executar as musicas ao vivo, por falta de dispêndio com banda ou lugares que não suportam o equipamento. Essa técnica é utilizada por vários cantores famosos como Britney Spears, Justin Bieber, Kesha e outros.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O Playback é uma técnica que pode ter algumas linhas de backingvocals, e se aplica bem a lugares pequenos e para estudo de músicos. A técnica é muito criticada por músicos mais conservadoristas, pois muitos afirmam que alguns artistas usam essa técnica por não conseguirem se apresentar ao vivo.
    A técnica em si diminui muito a qualidade da apresentação ao vivo, pois falta a energia e a dinâmica dos músicos de palco, mas ainda assim é muito usada em shows profissionais pela sua praticidade, apesar de nunca substituir uma banda de verdade.
    Há uma pequena confusão de playback com a “dublagem”, que os artistas fingem que estão cantando uma música completa, movimentando os lábios ou movimentando os braços como se estivesse tocando de verdade, geralmente usado em programas de televisão.
    O Playback também pode ser utilizado para o aprendizado musical, pois o músico tem certeza de que o ritmo está constante e a execução é perfeita. Por não apresentar o elemento melodia, das três partes que compões a música, apenas o ritmo e a harmonia, o playback não é considerado música.

  2. 2

    Para transformar um arquivo de música já mixado e masterizado em playback, o modo mais simples é conseguir o projeto original e mudar a linha de voz. Como nem sempre é possível, existem vários softwares no mercado que fazem esse processo, como o Sound Force, Cubar, Sonar, Nuendo e outros.
    O programa não retira propriamente o áudio da musica, e sim abaixa a faixa de som onde a voz é encontrada, deixando apenas um eco de fundo, por isso o processo não fica perfeito. Esse programa também pode copiar todas as pistas de instrumentos da musica original, nota por nota, e depois são adicionados efeitos dinâmicos, criando um arquivo no formato .mid, que pode ser reproduzidos por karaokês, computadores e teclados, e o resultado depende exclusivamente da timbragem do teclado ou dos programas.

  3. 3

    Para instrumentos sampler o processo é um pouco mais complicado. É necessário usar um arquivo .mid e reproduzir o som dos instrumentos com o programa sampler. As vezes é necessário transformar em arquivos de áudio para editar os efeitos.
    O playback pode ser gravado ao vivo em um estúdio, com os instrumentos tocados todos de uma só vez e mixados posteriormente.
    O processo de gravação de sampler é muito extenso, e leva aproximadamente de 4 a 6 dias para ser concluído, por isso não costumam ser baratos, exige esforço e dedicação de profissionais e investimentos em programas e equipamentos necessários.

Comentários
blog comments powered by Disqus