» Alimentos » Receitas » Como fazer polenta mole

Como fazer polenta mole

Galeria
Como fazer polenta mole

Um dos pratos mais clássicos da culinária Italiana, e atualmente também da Brasileira, é a polenta mole, que é delicioso e simples de ser feito, mas simples não é exatamente sinônimo de fácil. Confira uma receita excelente para este prato!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 6 Xícaras de Água
  • 2 Xícaras de Farinha de milho
  • Sal à gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Tempero a gosto (Nesta receita utilizamos pimentão, alho, cebola, pimenta)
  • Cheiro verde
  1. 1

    Separe um pote ou panela pequena, e adicione as duas xícaras de farinha de milho, junto com duas xícaras de água e deixe separado. Isso vai fazer a farinha ir se hidratando, enquanto você prepara o restante da receita.

  2. 2

    Pique os temperos escolhidos. Eu recomendo pimentão, alho, cebola, pimenta e cheiro verde cortados de forma bem pequena. É importante eles estarem bem picados (explico no final o motivo).

  3. 3

    Em uma panela, coloque o azeite, pimentão, alho, cebola e piementa, e deixe dar uma dourada, sem queimar os temperos.

  4. 4

    Adicione o restante da água (4 xícaras) e deixe até iniciar a fervura.

  5. 5

    Após a água estar fervendo, vá adicionando a farinha de milho que foi separada para ir 'hidratando', mexendo sem parar para não empelotar. Após toda a farinha adicionada, mexa até começar a engrossar (normalmente uns 3/5 minutos após iniciar a fervura do caldo já esta no ponto).

  6. 6

    Após isso, adicione o cheiro verde e sal a gosto, logo depois de uma pequena mexida para misturar com a polenta, após isso a sua polenta mole base esta feita. O molho para acompanhar vai da sua criatividade e gosto! Pode-se usar carne, salsicha, molho branco, galinha ou mesmo comer sem molho, já que ela já esta bem temperada!

  7. 7

    Extra: Após o prato pronto, você pode reservar ele em um pote e levar a geladeira por cerca de 16h. Assim a polenta vai ficar 'durinha', sendo assim você pode cortar em retângulos e fritar, fazendo a famosa polenta frita!

    Nesta hora que é importante os temperos estarem bem picados, caso eles estejam muito grandes, ela pode se desmanchar na hora de colocar no azeite quente.

    Para fritar, deixe o azeite esquentar (pode colocar uma cabeça de fósforo dentro da panela com o azeite, quando ela acender, esta no ponto). Coloque bastante azeite, a ponto de cobrir toda a polenta.

    Com o azeite quente, coloque as polentas para fritar, quando elas estiverem bem durinhas (normalmente 10/15 minutos) pode retirar. Variando do seu gosto, pode deixar por mais ou menos tempo.

Comentários
blog comments powered by Disqus