» Alimentos » Receitas » Como fazer polenta simples

Como fazer polenta simples

Galeria
Como fazer polenta simples

Polenta, um prato muito comum e muito consumido pelos brasileiros, teve sua origem na Itália. Ela também é muito consumida na Argentina, entre outros países.


Antes mesmo que imigrantes italianos chegassem ao Brasil, esta já era consumida polenta de milho aqui, que podia ser tanto firme como cremosa, de acordo.
Na Itália, a polenta passou a ser feita com farinha de milho por volta do ano 1492. E assim ela se tornou um dos pratos principais de Veneza e Friuli, onde acabou substituindo o pão, e até mesmo o macarrão.

Hoje, é possível encontrar em super mercados, versões industrializadas da famosa polenta, pré-preparadas, que podem ser feitas em refeições instantâneas. Porém, apesar da facilidade, não se dispensa o preparo tradicional da polenta, mantendo todo o seu sabor.

Aqui, vou mostrar à você como preparar a deliciosa polenta, numa receita simples, e bem saborosa, para que você possa preparar esta delícia vinda italiana, no conforto de sua casa. Você pode usar da sua criatividade para fazer novas receitas de polenta, como usar outro molho de sua preferência, ou mesmo substituindo a carne por frango, ou o que mais você desejar.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    1) 400g de fubá
    2) 2 colheres de sopa de manteiga
    3) 2 litros de água
    4) 1 colher de sopa de sal

    Ingredientes para o molho (sugestão)

    1) 300ml de molho de tomate
    2) 2 colheres de sopa de azeite
    3) 1 cebola picada
    4) 2 dentes de alho amassados
    5) 300g de carne moída
    6) Sal à gosto
    7) Queijo parmesão ralado para polvilhar

  2. 2

    Modo de Preparo:

    Ferva a água. Depois que esta estiver fervendo, adicione as duas colheres de manteiga e a colher de sal. Assim que a fervura começar, adicione o fubá aos poucos, e vá mexendo, para que o fubá não empelote. Uma vez colocado todo o fubá, continue a mexer bastante, regularmente. Para que o cozimento fique perfeito, o recomendado é que a polenta seja cozida por aproximadamente 30 minutos, com o fogo baixo. Passado este tempo, despeje a em um refratário e cubra a com o molho de sua preferência, salpicando a com queijo parmesão.

    Para preparar o molho:

    Numa panela qualquer, aqueça o azeite. Nele, Frite a carne moída. Após fritar, adicione o alho, cebola e a pimenta. Depois, adicione o molho de tomate, e o sal. Cozinhe durante alguns minutos, normalmente, 10 minutos seria o ideal. Cubra a polenta com o molho, e depois polvilhe com queijo parmesão ralado. Sirva em seguida.

Comentários
blog comments powered by Disqus