» Alimentos » Receitas » Como fazer ponto russo passo a passo

Como fazer ponto russo passo a passo

Galeria
Como fazer ponto russo passo a passo

O ponto russo trata-se de uma técnica muito especial de bordar. É preciso uma agulha especial, um bastidor e tecido étamine. Essa é uma técnica que tem sido procurada bastante por clientes e tem impulsionado um belo mercado de costureiras que fazem do ponto russo sua especialização.

Se você ficou interessada, aprenda também como tirar o máximo de proveito desta técnica de bordado que tem encantado tanta gente.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para começo de história, você precisará dos materiais corretos.

    Utilize um tipo de agulha que seja própria para esse ponto, do número dez, uma linha longa, você vai precisar do bastidor do tipo de fixação forte, precisará da linha, escolha uma que não seja muito fina para que o bordado fique legal, tesoura a sua preferência, e escolha também o desenho que você quer reproduzir no tecido, pegue um lápis e, finalmente, um pincel.

    O que você precisa também, obviamente, é do tecido. É bom que seja um tecido não muito fino e também não muito grosso. Você precisa que o tecido seja daquele tipo aderente que suporta receber uma a impressão quente.

    É preferível que seja um tecido mais rígido para se bordar.

  2. 2

    Você precisa fazer o desenho, o tema, no avesso do tecido com muita atenção. Lembre-se que quando se trata de palavras ou de números, você precisa escrevê-las ao contrário.

    O próximo passo é esticar bastante o tecido por cima do bastidor, atente para que o desenho esteja voltado para cima. O bordado será feito no avesso.

    Use o mesmo tipo de linha que se usa para fazer Rosa Cruz e corte mais ou menos um metro e meio de linha. Separa a linha em duas meadas de linha, as quais você passará através do passa-linha.

    Passe a linha duas vezes pelo buraco da agulha, é preciso que fique sobrando por volta de três centímetros de linha no passa-linha.

  3. 3

    Você agora dará início ao bordado. Comece a bordar por cima da linha do desenho, não retire muito a agulha do pano, tente fazer de uma vez só.

    Faça com que a ponta diagonal da agulha esteja direcionada sempre para a frente. Você deverá bordar todo o contorno do desenho a princípio e depois fazer o preenchimento do mesmo.

    Tente fazer um pouco de camadas em relação as cores. Mais escuro perto das bordas e mais claro no preenchimento.

    Use a mão com a qual você tem mais habilidade para realizar trabalhos, seja você destra ou canhota.

    O ponto russo é um trabalho delicado que exige concentração, mas que gera um belo resultado, muito agradável aos olhos, como você pode observar pelas figuras no texto.

Comentários
blog comments powered by Disqus