» Dinheiro » Leis e Normas » Como fazer procuração

Como fazer procuração

Galeria
Como fazer procuração

Uma procuração é um documento legal que tem por objetivo dar plenos poderes a outra pessoa, fazendo com que ela possa representar você em termos legais.
Uma procuração permite que outra pessoa, o outorgado, represente você, o outorgante, e resolva algum assunto em seu nome.
Com uma procuração sua, o outorgado pode emitir e assinar as suas notas promissórias; comprar, vender ou emprestar os seus bens; adquirir ou retirar documentos legais em órgãos públicos ou privados; abrir, movimentar ou encerrar as suas contas bancárias; emitir, assinar, endossar e descontar os seus cheques; emitir recibos em seu nome; e assinar por você qualquer tipo de documento legal, beneficiando, ou não, você!
Venha confirir neste artigo como você pode elaborar uma procuração e quais os procedimentos legais para o tornar válido.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Na procuração deve constar explicitamente quais as funções que você delegará ao seu representante, deixando-as delimitadas e explanadas, de forma escrita, no documento.
    Antes de passar qualquer tipo de procuração, pense bem se realmente quer atribuir os seus poderes a outra pessoa, para evitar qualquer tipo de problemas posteriores.

  2. 2

    Para fazer a sua procuração deve elaborar um documento com os seguintes dados:
    - A sua identificação, ou seja, a identificação do outorgante, onde deve constar o seu nome, inscrito no CPF sob o nº “xxx” e no RG sob o nº “yyy”, residente e domiciliado em (indicar a sua morada), na cidade (indicar o nome da cidade e a sigla do estado), nacionalidade, estado civil e profissão;
    - Indentificação da pessoa a quem você pretende delegar funções, ou seja, o outorgado, com os mesmo dados que você e os dados profissionais.

  3. 3

    Em seguida, deve escrever por que motivo foi elaborada uma Procuração, especificar qual o órgão onde essa Procuração irá ser utilizada e para que fins, e determinar o fim da validade dessa Procuração. Por fim, referenciar a data da elaboração da procuração com a localidade, dia, mês, ano e a sua assinatura.

  4. 4

    Após ter elaborado a sua procuração você deve se dirigir a um cartório para reconhecer os dados e dar autenticidade à procuração.
    No caso de você não poder se deslocar a um cartório, telefone e peça ao tabelião para se deslocar à sua residência. Neste caso, será cobrada uma taxa extra.
    Você deve apresentar ao funcionário do cartório os seus dados como o seu nome completo, número do RG, CPF e CIC e a sua morada, assim como os dados do outorgado, para que ele possa certificar a validade da letra do documento e reconhecer a firma, dando autenticidade à procuração.

Comentários
blog comments powered by Disqus