» Alimentos » Receitas » Como fazer pudim de pão

Como fazer pudim de pão

Galeria
Como fazer pudim de pão

Presente na infância de muitas pessoas, o pudim de pão certamente é um doce que agrada. Faz sucesso também por ser muito econômico e permitir um uso alternativo para aquele pão que ficou amanhecido, e, geralmente, é descartado.
Na culinária brasileira há muitos anos, cada família tem sua receita especial de pudim de pão, passada pelas avós, e saboreada com delícia pelas crianças e também pelos adultos.
No entanto, o pudim de pão é muito simples de fazer, e pode ser incrementado com canela, passas, goiabada, frutas ou geléia, utilizando-se a mesma massa simples. Confira como fazer, experimente e sirva no lanche, todos vão adorar!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 200 ml. de leite (um copo americano)
  • 4 ovos inteiros
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 e 1/2 pães amanhecidos (pão francês)
  1. 1

    Preparando os ingredientes:
    Pique o pão, sem tirar a casca e sem esfarelar demais;
    Quebre os ovos separadamente em uma tigela, para conferir se eles estão bons para o consumo. Um ovo estragado no meio da receita bota tudo a perder. Peneire as gemas, para que o gosto do ovo não fique muito acentuado;
    Caramelize a forma, que deve ser de tamanho médio com um buraco no meio: coloque 4 colheres (sopa) de açúcar (pode ser cristal), com 2 colheres de água, na forma. Leve ao fogo, e segurando a forma com uma luva de cozinha, mexa ela delicadamente até o açúcar caramelar. Cuidado nessa hora, pois o açúcar queima depressa, e fica muito escuro e com um gosto amargo.

  2. 2

    Em seguida, vamos preparar a massa.
    Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata em velocidade máxima, de 3 a 5 minutos.
    Após isso, coloque na forma já caramelizada.

  3. 3

    Para assar o pudim:
    Leve ao forno pré-aquecido, em banho-maria. O tempo de cozimento é de 40 minutos;
    Um meio muito prático de preparar pudins é na panela de pressão. Utilize uma panela de boca larga, e grande o suficiente para acomodar a forma;
    Coloque na panela de pressão 2 dedos de água (em torno de 5 centímetros), coloque a forma, tampe a panela, e leve ao fogo alto. Pegando pressão, abaixe o fogo e conte 10 minutos. Espere esfriar naturalmente, não coloque a panela debaixo da torneira, pois há o risco de cair água dentro do pudim;
    Espere esfriar, desenforme e sirva.

Dicas e AVISOS
  • Depois de bater a massa do pudim, antes de enformar, coloque em uma tigela e misture delicadamente pedacinhos de goiabada. Fica delicioso!
Comentários
blog comments powered by Disqus