» Família » Férias e Planejamento de Viagens » Como fazer queijo meia cura

Como fazer queijo meia cura

Galeria
Como fazer queijo meia cura

Como todo mundo sabe, o queijo é dos ingredientes mais utilizado em culinária. Seja em pizzas, saladas, no pão, em canapés ou simplesmente para comer sozinho. É um alimento super nutritivo e uma rica fonte de cálcio. Existem queijos de cabra, ovelha e vaca. Quanto ao tipo de cura, existem vários tipos desde os curados, amanteigados e meia-cura.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer o queijo meia cura necessita dos seguintes ingredientes:

    -5 litro(s) de leite
    -3 Colheres de sopa de iogurte natural sem sabor
    -3 ml de coalho líquido
    -25 gr de sal
    -Termômetro para laticinios





  2. 2

    Modo de preparo:

    Primeiro de tudo, tem de pasteurizar o leite do queijo meia cura. Para o fazer, coloque o leite dentro de uma panela bem grande e ponha ao lume até que o leite aqueça até aos 35 graus mais ou menos. Utilize o termômetro para verificar a temperatura desejada.
    Adicione o iogurte ao leite, misturando muito bem, volte a mexer cerca de pelo menos um minuto à temperatura de 35 graus também.
    Após esse passo, misture o coalho a meio copo de água mora destilada ou sem adição de cloro e mexa até que o coalho esteja completamente dissolvido.
    Quando verificar que o coalho está totalmente dissolvido, coloque-o dentro da panela, já com o leite e o iogurte juntos. Volte a dar uma mexida de mais um minuto para que todos os ingredientes virem um só.
    O próximo passo, se refere à coagulação do preparado.
    Com tudo junto, ponha um pano ou toalha de cozinha por cima da panela, para iniciar a coagulação. Como todo o mundo sabe, a coagulação depende do tipo de produto e da temperatura a que o produto esteja sujeito. Neste caso, a coagulação a uma temperatura ambiente será de pouco mais de 40 minutos.
    Quando verificar que o preparado está coagulado, efetue o corte da coalhada com a ajuda de uma faca de inox bem afiada, em cubos de 2 centímetros. Esses cubinhos vão ter de repousar por um período de cerca de 15 minutos para garantir que o soro saia deles.
    Após esse tempo, adicione o sal e volte a envolver tudo novamente com a ajuda de uma colher de pau. Certifique-se que o sal fica bem desfeito, porém essa mexida tem de ser feita bem lentamente.
    Em seguida, enforme esta massa sempre pressionando para expulsar todo o soro existente. Meta o queijo já enformado na geladeira à temperatura de 5 ou 7 graus e todos os dias durante um período de 7, dê uma virada nele para que a massa ganhe uma crosta mais dura. Realize a viragem da massa várias vezes em cada dia.
    Após esse tempo, retire o queijo da geladeira e deixe ele à temperatura ambiente por pelo menos 24 horas.
    Com tudo isso, desenforme o queijo e dê nele uma pincelada de azeite de oliva, deixe ele absorver um pouco do azeite e estará pronto a servir.

Comentários
blog comments powered by Disqus