» Família » Férias e Planejamento de Viagens » Como fazer queijo mussarela

Como fazer queijo mussarela

Galeria
Como fazer queijo mussarela

A mussarela, é um queijo de origem italiana, muito usado nas receitas de todo o mundo. É produzido a partir do leite de vaca e a sua estrutura é consistente e tem um aspeto amarelado. O queijo feito desta maneira é muito utilizado no Brasil, sendo usado a maior parte das vezes quando se fazem massas, sanduiches, saladas e nos churrascos. Existem várias maneiras de escrever esta palavra, mas no Brasil escreve-se mussarela, mas no dicionário aparece como muçarela ou mozarela.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    - 10 litros de leite pasteurizado
    - 4 colheres (sopa) de iogurte natural
    - 1 colher (sopa) de coalho líquido
    - 10 ml de solução de cloreto de cálcio (obrigatório porque o leite é pasteurizado)

  2. 2

    Modo de Preparação:
    - Colocar os 10 litros de leite pasteurizado numa panela e por no fogo até atingir uma temperatura de 35ºC e deve agitar um pouco.
    - Depois pode adicionar os 10 ml da solução de cloreto de cálcio e continuar a mexer.
    - Deve colocar o iogurte, que tem que estar dissolvido num pouco de leite, sem para de mexer.
    - Em seguida coloque o coalho dissolvido num pouco de água. Deve cobrir o recipiente e tem que esperar 40 minutos até ele coagular. A quantidade do coalho pode variar, pois depende da sua quantidade.
    - Tem que obrigatoriamente verificar se já tem o ponto de coagulação, para verificar isto, basta introduzir uma faca na coalhada e se a faca não tiver leite quer dizer que se encontra no ponto.
    - É necessário fazer cortes verticais com a espessura aproximada de 1 a 1,5 centímetros na coalhada, em dois sentidos de forma a ficar no formato xadrez. Fazer também alguns cortes na horizontal deixando em repouso durante aproximadamente 3minutos.
    - Em seguida tem que mexer a massa com uma colher, muito lentamente, durante 5minutos e depois tem que parar durante 3 minutos, esta operação tem que se repetir até fazer 30 minutos.
    - Após isto tem que esperar para dessorar, durante 20 minutos.
    - Quando este tempo passar, tem que retirar uma parte do soro e tem que ir adicionando a água que tem que estar a uma temperatura aproximada de 80ºC, convém ir mexendo sempre para que a massa possa soltar mais soro. Esta mistura não pode ultrapassar a temperatura dos 38ºC, por isso convém controlar a temperatura.
    - Quando atingir esta temperatura, tem que continuar a mexer por mais algum tempo, depois tem que parar de mexer e tem que deixar a massa acumular-se no fundo para se poder retirar o resto do soro.
    - De seguida tem que colocar a massa numa peneira para poder escorrer todo o soro, quando isto acontece os grânulos da coalhada juntam-se automaticamente, fazendo com que fique homogéneo.
    - A massa deve estar durante 18 a 20 horas e com uma temperatura entre os 15ºC a 20ºC, para se poder eliminar o resto do soro.
    - Quando a massa se encontrar no ponto, pode cortar às fatias muito finas. De seguida, aquecer a água a 80ºC e deita-la numa panela onde se metem metade das fatias, tendo estas de estarem tapadas na sua totalidade pela água e ir mexendo até que esteja tudo numa pasta fácil de esticar. Com esta pasta pode se fazer diferentes tipos de formas.
    - De seguida tem que por os queijos em água fria por algum tempo para eles esfriarem.
    - Quando os queijos estiverem frios pode retirar da água e deve colocar numa salmoura adicionando uma xícara de chá de sal, devendo ficar durante 30 minutos.
    - Após este tempo pode retirar o queijo da salmoura, deve enxugar e pode guardar em sacos plásticos e colocar na geladeira.

Comentários
blog comments powered by Disqus