» Casa » Como fazer redação

Como fazer redação

Galeria
Como fazer redação

Grande parte das pessoas tem facilidade para se comunicar verbalmente mas sofre no momento de se expressar por escrito. Algumas ideias ficam embaralhadas e algumas palavras parecem fugir da mente, quando estamos escrevendo. Conjugação de verbos, emprego de adjetivos, uso correto do plural: tudo parece sumir quando estamos escrevendo uma redação, em especial se o texto for sobre um tema que não dominamos ou se estamos sob pressão, como no caso da maior parte das provas. Quer melhorar sua escrita? Veja aqui algumas dicas que poderão lhe ajudar!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para escrever bem, é preciso, primeiramente, que o escritor tenha um bom vocabulário. Não é necessário que conheça palavras difíceis e que raramente serão utilizadas, mas é importante que se tenha o conhecimento de alguns sinônimos, por exemplo, para que o texto não fique muito repetitivo. O ideal seria evitar a utilização do mesmo termo no mesmo parágrafo, limitando-se a usá-lo poucas vezes durante o processo de escrita. Claro, em certas situações, em especial quando há o uso de termos técnicos, é inevitável a repetição, mas procure ampliar o número de palavras que conhece. A melhor forma de isso acontecer é pela leitura.É importante também que você tenha um bom conhecimento da gramática. Saber qual tempo verbal empregar, relacionar bem verbo e sujeito, conhecer o plural dos termos que utiliza faz com que sua redação possua um ótimo desempenho.

  2. 2

    Outra dica é manter o foco no tema proposto. Elenque as principais ideias acerca do que lhe é pedido e procure escrever parágrafos com tamanhos similares, evitando sentenças muito longas ou muito curtas. O ideal seria dividir o texto em três etapas: o primeiro parágrafo para a introdução do assunto, os três seguintes para o desenvolvimento do tema e o último para as considerações finais. Dividindo a redação desta forma, você será capaz de evitar a fuga da proposta. Evite ainda expressões muito pessoais, como “eu acho” ou “eu penso”, pois a redação é, via de regra, impessoal: sua opinião transparece, não pelo emprego de certos termos, mas sim pelo conteúdo. Além das dicas anteriores, é importante que você revise o texto antes de terminá-lo. Verifique se você não se estendeu em um mesmo raciocínio, mudando somente algumas palavras.

  3. 3

    Por ultimo, mas não menos importante: a forma mais prática de se aprender a escrever é treinando. Procure temas de redações em concursos ou escreve algo relacionado a artigos de jornais e revistas. Mantenha-se atualizado e não deixe jamais de ler.

Comentários
blog comments powered by Disqus