» Casa » Como fazer referência bibliográfica de site

Como fazer referência bibliográfica de site

Galeria
Como fazer referência bibliográfica de site

Os trabalhos acadêmicos são algo que exige muito de nós, pois na se pode fazer de qualquer jeito.
No ensino fundamental nós aprendemos o que é um trabalho quando fazemos trabalho escolar, o problema é que isso não chega nem perto do que realmente é.

Depois chegamos ao ensino médio e os trabalhos ficam um pouco mais escassos ao invés de se tornarem mais frequentes, isso não deveria, mas acontece.

Então, chegamos até a graduação, onde, diferente do ensino médio, temos muito trabalho para fazer e apresentar, além das provas teóricas comuns.

Não podemos mais fazer como achamos que deve, pois agora você deve seguir as normas previamente estabelecidas pela ABNT, associação brasileira de normas técnicas. Em algumas faculdades até existe uma matéria chamada de técnicas e métodos de estudo que tem por objetivo ensinar como se deve fazer um trabalho de pequeno, médio e grande porte.

Um item que preocupa muito aos estudantes em gral, é como colocar referencia bibliográfica no seu trabalho de acordo com a ABNT. Isso não é tão difícil quanto parece. Siga aos passos abaixo:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Estamos lidando com um trabalho profissional, e não trabalhos de ensino fundamental, nunca, jamais, esqueça de colocar a bibliografia em todos os trabalhos que você vier a apresentar daqui em diante.

  2. 2

    Agora vamos para a situação em que você retirou as informações que você conseguiu para o seu trabalho através de um site. Primeiro devemos tratar como se fosse uma referencia bibliográfica normal, como fazemos em trabalhos comuns.

  3. 3

    A primeira coisa que deve constar é o sobrenome do autor, assim, supondo que você encontrou um livro de Nietzsche em um site qualquer e vai colocar como referencia bibliográfica, a primeira palavra que deve aparecer é o sobrenome, nesse caso, Nietzsche.

  4. 4

    Seguido do sobrenome, deve vir a letra inicial do nome do autor original: nesse exemplo Nietzsche, F. Logo depois, entre parênteses deve vir o ano em que o autor publicou tal obra a qual você está se referindo, no nosso exemplo ficaria: Nietzsche, F. (1888). Não chute um ano qualquer, pois seu avaliador provavelmente sabe do que se trata e vai perceber, correndo risco de anulação do seu trabalho.

  5. 5

    Depois cite os detalhes da obra, como título, subtítulo, edição, local de publicação e número de paginas da sua edição. Para sinalizar que você retirou de um site, você deve colocar entre aspas a seguinte informação. Tema disponível em: seguido do endereço correto do site de onde você buscou esta informação.

Dicas e AVISOS
  • Nunca coloque qualquer coisa na bibliografia, pois o avaliador pode zerar seu trabalho e você perderá todo o tempo e esforço empregado no projeto em questão.
Comentários
blog comments powered by Disqus