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Como fazer relatorio

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Como fazer relatorio

Tipo de documento bastante solicitado no meio universitário, o relatório é uma espécie de texto que relaciona de modo ordenado todas as atividades realizadas num determinado espaço de tempo. Seja para descrever o período de estágio, para finalizar um projeto de pesquisa ou ainda para registrar uma atividade acadêmica, com esse artigo você vai aprender de uma forma clara como produzi-lo.

Instruções
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    A produção do relatório começa no mesmo instante em que o seu estágio ou sua pesquisa também se inicia. Quanto mais atento você estiver a essa questão e se dispor a reunir notas em um caderninho ou em um arquivo no computador, mais rico e completo ficará o seu texto final. No entanto, se você se deparou com a necessidade de um relatório apenas no fim da atividade realizada, não se desespere! Volte a todos os documentos que registrem informações relevantes a respeito do seu trabalho e faça desse material uma importante fonte para reorganizar as atividades e para buscar informações precisas.

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    Quanto à estrutura, recomenda-se que ele siga o formato abaixo:
    1. Folha de Rosto (inclui essencialmente o título e subtítulo, o autor, a data e o nome da instituição de ensino, ou o nome da empresa, caso trate-se de um relatório de caráter profissional).
    2. Apresentação.
    3. Sumário.
    4. Introdução (em que se trata de forma sintética da atividade realizada, inserindo informações principais e relevantes).
    5. Método e metodologia (em que se aponta as ferramentas, as técnicas, o modo como as atividades aconteceram, etc...).
    6. Desenvolvimento.
    7. Conclusão (apresentando os resultados, discutindo os dados finais com as propostas apresentadas na introdução).
    8. Bibliografia.
    9. Anexos.
    10. Glossário (caso o seu texto apresente palavras incomuns e inusuais).

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    A formatação e o cuidado com a grafia correta das palavras também é imprescindível para que o seu trabalho ganhe qualidade. Portanto, revise o seu texto inteiro várias vezes!
    Respeitando a formalidade que o documento exige, você pode dar destaque ao seu texto, inserindo nele documentos das mais variadas espécies: tabelas, gráficos, fotografias. Esses objetos devem estar devidamente dispostos na parte de anexos e a referência a eles deve ser feita no Desenvolvimento.
    Faz parte da concepção de relatório a avaliação do tema/assunto relatado, além da mera descrição das ações. Verifique se isso se encaixa na sua necessidade, se é preciso tecer comentários e analisar criticamente o que se relata no documento para que o texto não fique incompleto. Para tanto, utilize o campo Conclusão.

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