» Família » Bem-Estar da Família » Como fazer remédio caseiro contra piolho

Como fazer remédio caseiro contra piolho

Galeria
Como fazer remédio caseiro contra piolho

Estava tudo bem quando de repente seu filho começou a coçar a cabeça sem parar, e quando você foi ver se deparou com pequenas criaturas?
Esses bichinhos que incomodam, são insetos parasitas que atingem preferencialmente crianças em fase escolar, embora ninguém esteja livre deles, independente da faixa etária.
O pior de tudo é que os odiados piolhos se reproduzem de forma muito rápida, se multiplicam ao ritmo de oito ovos (lêndeas) por dia e ao fim de sete dias, nascem novos piolhos, formando um novo ciclo.
Portanto, assim que detectado os tais piolhinhos, o tratamento já deve ser iniciado para evitar que se multipliquem. Embora algumas pessoas acreditem que a infestação de piolhos se deva por falta de higiene, isso não é verdade, eles podem infestar qualquer cabeça independente dos cabelos estarem limpos ou sujos.
Atualmente no mercado existem vários tipos de medicamentos, mas existem também remédios caseiros que podem ser muito eficazes, confiram alguns deles nesse artigo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Os piolhos não pulam, nem voam, mas passam de uma pessoa para outra facilmente por contato direto ou através de pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis. Além disso, eles podem ser transportados pelo vento também. Portanto, antes mesmo de começar o tratamento para acabar com os piolhos, ferva ou enxágüe com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação.
    Os remédios disponíveis no mercado geralmente são shampoos a base de inseticidas ou acaricidas que possuem pouca absorção da pele, e na maioria dos casos são muito eficazes. Porém há quem diga que esses shampoos só matam os piolhos e não os ovos, por isso, muita pessoas recorrem ao uso de remédios caseiros.
    Listamos aqui alguns dos remédios caseiros mais utilizados para combater os piolhos e as lêndeas.
    - Vinagre: Misture vinagre morno a um creme condicionador e aplique por todo o cabelo, coloque uma touca (que pode ser uma sacola plástica de mercado) e deixe agir por meia hora. O vinagre vai agir dissolvendo a camada que envolve o ovo (lêndea) fazendo com que eles se desgrudem dos fios, em seguida passe um pente fino para retirá-los. Esse tratamento deve ser feito por vários dias seguidos, e uma vez por semana examine o cabelo do seu filho para verificar se não restou nenhuma lêndea.
    - Arruda: Prepare um chá com 20g de arruda para cada litro de água. Aplique-o ainda morno e deixe agir por meia hora, a seguir lave com sabão de côco, e passe o pente fino.
    - Óleos essenciais: Misture em um recipiente, 30 ml de azeite, 10 gotas de óleo essencial de alecrim, 10 gotas de óleo essencial de alfazema, e com a ajuda de um chumaço de algodão passe por todo o couro cabeludo, esfregando bem na raiz do cabelo. Cubra com uma touca e deixe agir por uma hora. Lave com shampoo, e depois de limpos, passe o pente fino. (Óleos essenciais podem ser encontrados em casas de produtos naturais).
    Outra forma eficaz é o controle manual, verifique sempre os fios de cabelo e se ainda tiver alguma lêndea presa retire-a com as mãos mesmo, lembrando que os locais onde os piolhos preferem se alojar é a nuca e atrás das orelhas.
    Lembre-se que se seu filho estiver na creche ou escola, é melhor que enquanto o problema não seja resolvido ele não vá às aulas. E não se esqueça de limpar bem o pente utilizado para retirar os piolhos, e deixá-lo separado das demais pessoas da casa.

Comentários
blog comments powered by Disqus