» Alimentos » Receitas » Como fazer ricota

Como fazer ricota

Galeria
Como fazer ricota

Fazer compras requer tempo, dinheiro, paciência entre outros itens. Além do mais, muitas pessoas não são tão adeptas aos produtos industrializados que são vendidos nos supermercados. Muitos até optam por produzir muito de sua alimentação dentro se suas casas. E isso tem vem se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje.
Um dos produtos mais consumidos no mundo inteiro, é sem dúvidas o queijo, mas um em específico ganha notoriedade pelo seu sabor azedinho e consistência, que é a ricota. A ricota por sua vez, não é derivada diretamente do leite, mas sim do soro do queijo, por isso que ela é mais mole. Como ela é feita desse soro, possui muitas proteínas nutritivas que ajudam no organismo, além de possuir um teor calórico mais baixo do que os outros queijos. Ideal para quem está de dieta e quer eliminar os quilinhos a mais, a ricota nunca sai de moda e é servida constantemente em bares e restaurantes acompanhadas de outros pratos que podem ser tanto doces, ou salgados.

Instruções

Coisas que você precisa

  • 4 colheres de sopa de vinagre branco
  • 1 lt de leite
  • 4 colheres de sopa de água filtrada
  1. 1

    Para quem tem interesse em fazer sua própria ricota sem gastar muito e obter um produto de qualidade, aqui vai uma receita bem fácil. São ingredientes bem fáceis de se encontrar e você também não irá gastar muito.

  2. 2

    Ferva o leite até que ele suba e quando isso acontecer desligue o fogo. Em seguida, acrescente a mistura de água e vinagre e mexa com uma colher de pau. Você vai precisar deixar coagular por aproximadamente umas seis horas. Depois despeje a mistura em uma peneira fina (pode ser um pano), e retire o soro que se formou. A sua ricota já está pronta! Se quiser, você pode acrescentar cheiro verde, orégano e pimenta a gosto para deixá-la mais saborosa. É imprescindível conservá-la na geladeira.
    É muito fácil, siga as instruções e você obterá um bom resultado.

  3. 3

    A ricota também é conhecida como requeijão e serve de acompanhamento para outros produtos, com ela você pode fazer bolos, pudins, patês, massas entre outros. Para quem deseja incrementar o cardápio com essa mistura, pode ter mais idéias com as receitas indicadas pela página M de mulher, lá você encontra uma diversidade de dicas para variar o seu menu. Confira através do link http://mdemulher.abril.com.br/blogs/anamaria-receitas/2010/10/04/receitas-com-ricota-15-sugestoes-para-voce-se-surpreender e aproveite o que há de melhor.
    Não perca tempo e faça já a sua direto de sua casa.

Dicas e AVISOS
  • Se quiser, você pode acrescentar cheiro verde, orégano e pimenta a gosto para deixá-la mais saborosa
Comentários
blog comments powered by Disqus