» Alimentos » Receitas » Como fazer rondelli

Como fazer rondelli

Galeria
Como fazer rondelli

O Rondelli é um prato de origem italiana que possui um sabor incrível e pode ser servido com diversas variações de recheios e diferentes combinações de molhos. Constitui-se de uma massa enrolada com recheio, acompanhada de um molho que pode ser por exemplo: Vermelho, branco, quatro-queijos ou bolonhesa.
Nesta receita, ensinaremos a produção do Rondelli ao molho branco, que pode ser acompanhado de vinho tinto e arroz.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Ingredientes do Molho Branco: - 1 colher (sopa) de manteiga, - 1 colher (sopa) de farinha de trigo, - 2 xícaras (chá) de leite, - 1/2 xícaras (chá) de requeijão cremoso, - 200g de Queijo parmesão (ralado), - 300g de Queijo mussarela (ralado).
  • Você vai precisar de: 2 assadeiras, 1 panela para o molho, uma bancada, rolo de cozinha, facas, copo medidor, colher de madeira, fogão e forno convencional (ou elétrico).
  • Ingredientes para a Massa do Rondelli: - 1kg de farinha de trigo, - 10 ovos, - 3 colheres (chá) de sal, - 3 colheres (sopa) de azeite.
  1. 1

    Fazer a massa do Rondelli pode ser trabalhoso; caso opte por rapidez no preparo do prato, aconselha-se a comprar uma massa de lasanha pré-pronta, que será usada na preparação do Rondelli.
    Agora se deseja fazer também a massa do Rondelli, aqui vai o modo de preparo especial para a massa:

    Primeiramente devemos peneirar a farinha afim de retirar impurezas e deixá-la mais fina; após isso, coloque sobre a superfície que você vai usar para mexer na massa.
    Com as mãos, faça um furo no centro junte os ovos, o óleo e o sal. Vá mexendo a massa, amassando com a palma das mãos, até obter uma bola de massa lisa, elástica e que não grude na superfície. Deixe em repouso por uma hora.

  2. 2

    Após o tempo de descanso da massa, divida a mesma em quatro partes e passe pelo rolo. Corte a massa em retângulos (que posteriormente serão enrolados). Antes deste processo, agilize o tempo deixando uma assadeira com água ferver.
    Deixe secar por 10 minutos e cozinhe em água fervente por mais 5 minutos ou até amolecer.
    Cozinhe 2 a 3 retângulos de cada vez. Retire da água quente, mergulhe em água fria rapidamente e seque com um pano.
    Após esse procedimento, deixa secar naturalmente e a massa estará pronta.

  3. 3

    Para o molho, leve uma panela ao fogo e derreta a manteiga juntamente com a farinha e deixe gratinar um pouco.
    Adicione o leite, o requeijão e os queijos e mexa sempre. Deixe os queijos derreterem e após cerca de 7 minutos no fogo, o molho estará pronto.

  4. 4

    A escolha do recheio vai do gosto do cozinheiro, mas os Rondellis mais comuns são os de presunto e queijo.
    Assim, pegue a massa já levemente seca, estique-a numa superfície lisa e coloque as fatias de queijo e de presunto em cima da massa; enrole-a uniformemente e acondicione o "caracol" até uma assadeira. (No momento em que enrola-se os Rondellis pode-se deixar o forno pré-aquecendo a 180ºC).
    Após enrolar todas as massas, banhe os rondellis da assadeira com o molho; como um opcional, você pode salpicar queijo ralado.
    Leve ao forno por 30 minutos e vá banhando a massa com o molho durante todo o processo.
    Após o tempo no forno, retire a assadeira e despeje o restante do molho, que deve estar quente.
    O Rondelli ao molho branco combina bem com arroz, batatas e vinho tinto.

Dicas e AVISOS
  • A quantidade de queijo nos molhos alterará o sabor do mesmo, o cozinheiro deve escolher se seu Rondelli terá mais sabor de queijo ou do próprio recheio.
Comentários
blog comments powered by Disqus