» Alimentos » Receitas » Como fazer rosbife

Como fazer rosbife

Galeria
Como fazer rosbife

Rosbife é uma carne originada pelo corte de carne bovina (contrafilé). O rosbife é uma carne muito famosa na Europa é quase sempre cozinhada assada no forno, onde um naco de rosbife é assada em conjunto e depois fatiada para ser servida.
Existem vários tipos de receitas que se podem fazer com rosbife e de seguida será mostrada uma delas.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Sal quanto baste
  • 2 kg de filé mignon ou contra file
  • 1 ramo de alecrim
  • 2 folhas de louro
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 limão
  • Pimenta do reino quanto baste
  • 1 xícara de vinho branco seco
  1. 1

    Em primeiro lugar, você tem de limpar muito bem a carne que comprou, que deve ser um rosbife com mais ou menos 2 kg, e usando uma faca deve remover todos os pontos de gordura que ela tenha, perfurando com um garfo toda a carne de modo a que o tempero que vai colocar tempere toda a carne. Deve amarrar a peça de carne usando, para isso, um barbante para que ela conserve a sua verdadeira forma.

  2. 2

    Em seguida, deve temperar a carne, para isso tem de colocar bastante sal sobre suas mãos e esfregar bem sobre a peça de carne, juntamente com um pouco de pimenta do reino e duas folhas de louro.
    Depois, e caso goste do sabor, esprema o suco de um limão e passe usando um pincel sobre toda a carne. Todo este procedimento deve ser feito de preferência no dia anterior a ser cozinhada e você deve reservá-la na geladeira (caso goste, um pouco de picante também ficará bom).

  3. 3

    No dia seguinte, deve então colocar o rosbife no forno para assar. A maneira ideal será que você coloque uma grelha aberta na parte de cima do forno onde será colocada a carne a assar e na parte de baixo seja colocada uma assadeira que você preparou antes com vinho, o ramo de alecrim e a manteiga.

  4. 4

    Deixe a carne a assar, durante pelo menos 30 minutos, e, passado esse tempo, você deve usar o molho que está na travessa de baixo, que contém resíduos da carne para pincelar o rosbife que está a assar, de modo a que fique ainda mais saboroso.
    Vá repinto este procedimento durante várias vezes.

  5. 5

    Esta carne deve demorar cerca de 50 minutos a assar, mas convém que, perto dos 40 minutos, vá verificando se ela está a ficar muito tostada ou não e para verificar se está assada por dentro (para isso deve fazer um corte no meio da carne).

  6. 6

    Antes de servir a carne, deverá fatiá-la porque, no caso de estar alguma parte mal assada, deverá voltar a colocá-la no forno.
    Dica: Prato que fica muito bem acompanhado com batata frita, experimente!

Comentários
blog comments powered by Disqus